Triste notícia! Margem de empréstimo consignado vai acabar. Confira.

0

Triste notícia! Margem de empréstimo consignado vai acabar. Confira no artigo a seguir como está a situação.

Em 17 de março de 2022, o Presidente Jair Bolsonaro assinou a Medida Provisória nº 1.106/22 que aumentou a margem do consignado para 40%. No entanto, segundos as regras constitucionais uma medida provisória só poderá valer por no máximo 120 dias.

Isto porque, uma medida provisória só pode ter validade por 60 dias após a sua assinatura. E poderá ser prorrogada por mais 60 dias uma única vez.

Confira Agora os 8 Benefícios dos Idosos que Poucos Conhecem

O significado de margem consignada?

A margem consignada é um freio estabelecido por lei para evitar o superendividamento dos devedores de empréstimo consignado.

Isto porque, a margem consignada limita o quanto do salário dos beneficiários o INSS ou dos servidores públicos que poderá ser comprometido pelo empréstimo.

O valor da margem consignável é definido por lei especifica. Dessa forma, só se altera o valor da margem por meio de Lei.

No caso a Medida Provisória não é Lei, pois não passou pelos devidos procedimentos do legislativo para se tornar tal e é neste sentido que a MP tem validade e o valor da margem a 40% não irá durar.

Ademais, o estabelecimento de uma margem consignável é uma forma de proteger os segurados do INSS e servidores públicos de entrar em dividas bola de neve. Um tipo de dívida, da qual o devedor nunca consegue sair, pois está com toda a sua renda comprometida por empréstimos.

Viu isso? Quem estava trabalhando entre 1971 e 1988 pode ter dinheiro guardado!

Portanto, o superendividamento significa a impossibilidade de quem contraiu o empréstimo de pagar todas as dívidas que contraiu, sem comprometer o mínimo para sua sobrevivência.

Atualmente o valor da margem definido por lei é o valor de 35%.

Porém, devido a MP 1.106/22 até o dia 15 de julho o valor da margem consignada é um total de 40%.

O que é o empréstimo consignado?

O empréstimo consignado só pode ser contraído por aposentados ou pensionistas do INSS ou para servidores públicos.

Veja Agora: MUITO TRISTE! INSS TEM MAIS DE UM MILHÃO DE ATRASOS EM JUNHO!

Este tipo de empréstimo é uma modalidade de crédito pessoal na qual o valor da dívida é descontado diretamente da folha de pagamento do devedor.

Devido a esta diferença o empréstimo consignado é uma das modalidades de crédito pessoal que possui as menores taxas de juros do mercado.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp

Assim, agora que você sabe sobre o empréstimo consignado receba todas nossas informações todos os dias de forma gratuita! Então nos siga em nossas redes sociais:

ENTÃO CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!

EM SEGUIDA CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG!

Dica extra: tenha todas as informações sobre o INSS e de forma rápida sem precisar ler as notícias e mais: clique aqui, se inscreva e então se preferir, assista!

Veja Também:

Comissão libera margem social para aposentados!
Saque extraordinário do FGTS: DINHEIRO liberado – confira
Aumento da margem consignável vai acabar! Veja agora

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.