Quanto tempo para a análise do Auxílio-Doença ser concluída

0

Quanto tempo para a análise do Auxílio-Doença ser concluída

Devido à constituição, o INSS deve analisar dentro de um determinado prazo o auxílio-doença e assim dando um parecer ao contribuinte! Confira:

Os contribuintes do INSS que acabaram sendo infectados com alguma doença e possuem o direito de receber o auxílio-doença, devem apresentar os documentos médicos e esperar a perícia médica.

Cada benefício do INSS, tem um prazo para ser analisado, no qual a lei estipula. Assim, sendo importante que as necessidades dos contribuintes não acabam ficando na fila da previdência.

Leia mais: Prazo para marcar a perícia médica encerra hoje!

Devido isso, a lei garante que os contribuintes tenham alguma resposta sobre o seu pedido que solicita algum benefício do INSS em certo tempo.

Podemos usar como exemplo o auxílio-doença, no qual o contribuinte exija 16 dias de atestado, os 15 primeiros dias recebe o pagamento do salário pela empresa.

A partir do 16º dia, vai ser suspendido o salário, assim qualquer renda vai depender do INSS para analisar e conceder.

Prazo para ser concluída a análise do auxílio-doença

De acordo com a lei, a conclusão da análise deve ocorrer em um período de até 45 dias. Durante este prazo, vai ser analisado a documentação que o contribuinte apresentou.

Alguns prazos de conclusão de análise de benefícios do INSS, durante os últimos meses sofreram alterações, porém, o prazo do auxílio-doença não foi alterado.

Viu isso? Se inscreva no Cadastro Único e receba os benefícios!

Nessa situação do auxílio-doença, no qual é necessário realizar a perícia médica do INSS, seria esse prazo mencionado.

Já no benefício especial possuí a validade de até dezembro de 2021 e que é concedido o auxílio-doença sem a exigência de perícia médica, o prazo é de até 30 dias.

Uma comissão do INSS deverá analisar a solicitação do contribuinte dentro de um prazo de até 10 dias neste caso.

Se por acaso acontecer a aprovação do requerimento de solicitação, o contribuinte deve receber todos os benefícios que seria pago.

Dica Bônus

Ative agora as notificações do Blog da João Financeira, assim você fica por dentro de todas as últimas notícias sobre o auxílio-doença.

Garanta ficar por dentro de todos os seus direitos! Forte Abraço!

Leia mais: Salário Mínimo de 2022 é elevado conforme o INPC!

Se você gostou das informações sobre a análise do auxílio-doença, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.

Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nós siga para não perder as últimas informações do INSS:

CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM DO BLOG!

CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.