Tem mais de 60 anos? Não perca mais dinheiro e conheça 8 benefícios que você tem direito

Tem mais de 60 anos? Não perca mais dinheiro e conheça 8 benefícios que você tem direito

Vários benefícios para o idoso segurado do INSS! Quem tem mais de 60 anos pode garantir uma grana extra. Confira mais informações.

Desde 2003 tivemos a publicação do Estatuto do Idoso. Esse documento, entre outras coisas, chegou para estabelecer uma série de benefícios para o idoso, descontos e até gratuidades para pessoas com mais e 60 anos de idade. Dentre os benefícios temos isenção de impostos, descontos em atrações, viagens gratuitas e muito mais.

Leia mais: URGENTE: 14° Salário liberado antecipado pelos bancos

Se você tem mais de 60 anos e ainda não conhece os seus direitos, com certeza está perdendo dinheiro pagando alguns serviços praticamente sem necessidade. Existem dezenas de vantagens reais para quem está da melhor idade, pensando nisso, destacamos as principais para que todos tenham noção de seus direitos. 

Acompanhe os melhores benefícios INSS para quem tem mais de 60 anos!

Ative agora as notificações do Blog da João Financeira, assim você fica por dentro de todas as últimas notícias sobre o INSS. Garanta ficar por dentro de todos os seus direitos!

Benefícios para idoso com mais de 60 anos:

Isenção do Imposto de Renda (IR), famoso leão

O Estatuto estabelece que todos os aposentados e pensionistas com mais de 65 anos têm direito a uma isenção extra na declaração de Imposto de Renda. Além disso, sem contar com a isenção padrão de R$1.903,98 por mês, o aposentado ou pensionista conta com outra faixa de isenção de igual valor. Aliás, você sabe se o aposentado vai pagar IR? Confira aqui!

Atendimento preferencial é um dos benefícios para o idoso

De acordo com as normas para idosos (lei 10.741 de 1º de outubro de 2003), aposentados ou não, desde que tenham mais de 60 anos, têm atendimento preferencial imediato e personalizado em quaisquer órgãos públicos e privados que prestam serviços à população. Portanto, este é um dos benefícios garantido para o idoso com mais de 60 anos.

Transporte urbano e interestadual gratuito

Todas as pessoas com mais de 65 anos, sem exceção,  tem benefícios de solicitar a passagem gratuita destinada para idoso, para viagens interestaduais. Isso é possível desde 2006, mas se aplica apenas aos ônibus convencionais, não sendo obrigatória para carros executivos ou leito. Mesmo assim, todas as empresas de transporte por modais terrestres devem oferecer duas vagas de graça para idosos ou desconto de 50% nas passagens.

Isenção do IPTU

O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) se aplica sobre todas edificações, sejam elas de aposentados ou não. Contudo, alguns municípios do Brasil já oferecem a isenção desse tributo para os idosos. Mesmo assim, a regra costuma variar de cidade para cidades, então é necessário consultar sua prefeitura para verificar.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp

Descontos em atividades artísticas e de lazer

Idosos com mais de 60 anos têm direito à meia entrada, ou seja, 50% de desconto no ingresso de qualquer atividade esportiva, artística e cultural. Para garantir seu direito, basta apresentar o seu RG no momento da compra do ingresso, a fim de comprovar a idade.

Acesso gratuito à medicação 

De acordo com o Estatuto do Idoso, o poder público federal tem a obrigação de fornecer medicamentos de forma gratuita para os idosos. Dessa forma, entram todas medicações, especialmente as de uso continuado, somado a isso próteses e outros recursos relativos ao tratamento, habilitação da saúde.

Prioridade em ações na justiça

Além disso, se você tem mais de 60 e vai entrar com alguma ação judicial é possível passar na frente na fila de espera e ter prioridade no decorrer dos processos que estão na Justiça.

Para isso, é necessário entrar em contato com o advogado para fazer um requerimento ao Juiz.

Benefício estacionamento para idoso

Por fim, 5% das vagas de estacionamentos, sejam eles públicos ou  privados, devem ser exclusivas para as pessoas com mais de 60 anos. Elas devem ser sinalizadas e posicionadas para dar mais acessibilidade ao idoso

Dica bônus:

Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias:

Clique aqui, se inscreva e assista os melhores vídeos de como conseguir ganhar mais dinheiro 

Ative agora as notificações do Blog da João Financeira, assim você fica por dentro de todas as últimas notícias sobre o INSS. Garanta ficar por dentro de todos os seus direitos!

Leia mais: INSS Liberou R$1,3 bilhão para aposentados e pensionistas do INSS

Gostou das informações sobre os benefícios do idoso? Compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.

Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nos siga para não perder as últimas informações: 

CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM DO BLOG!

CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG!