Suspensão dos empréstimos consignados por 120 dias; Últimas notícias

Suspensão dos empréstimos consignados por 120 dias; Últimas notícias

Grande ajuda para os segurados do INSS! A suspensão dos empréstimos consignados está muito perto de chegar. Confira mais informações.

Nova Emenda nº 17 do deputado Ricardo Silva promete a suspensão dos empréstimos consignados pelo período de 4 meses imediatamente após sua aprovação. Nesse sentido, mais de 30 milhões de pessoas poderão aproveitar o benefício de ter uma grana extra no bolso durante 120 dias. Isto, pois só pagarão esses valores após um longo período de tempo.

Leia mais: REVIRAVOLTA, MUDOU TUDO NO 14º SALÁRIO! NOVIDADES NO PAGAMENTO

A emenda faz parte de um conjunto de mudanças que os parlamentares estão produzindo para a Medida Provisória 1106, que trouxe diversos benefícios para os aposentados, como o 13º antecipado. Assim, ambos documentos têm até o dia 17 de julho para entrar em votação no plenário e entrar em vigor definitivamente, uma vez que a validade da MP é temporária.

Entenda como funciona a suspensão dos empréstimos consignados!

Ative agora as notificações do Blog da João Financeira, assim você fica por dentro de todas as últimas notícias sobre o INSS. Garanta ficar por dentro de todos os seus direitos!

Como funciona a suspensão dos empréstimos consignados?

Nesse quesito é muito importante entender que suspensão não significa cancelamento dos empréstimos e muito menos das parcelas. Partindo daí, a proposta da Emenda nº 17 é que as pessoas que têm linhas de empréstimos ativas deixem de pagar algumas parcelas desses créditos temporariamente.

O tempo definido para a suspensão é de 120 dias, ou seja, 4 meses e consequentemente 4 parcelas que os grupos vão deixar de pagar num primeiro momento. A partir daí as quatro parcelas suspensas vão apenas para o final do prazo. Em outras palavras, a emenda amplia 4 meses no prazo de pagamento. 

Diante a essa mudança, é necessário ficar atento pois todos aposentados, pensionistas, servidores públicos e militares têm direito a proposta. Além disso, a mesma medida já surgiu alguns anos atrás através do senador Otto Alencar. Em 2020, o documento  foi aprovado no senado, mas enfrentou grandes dificuldades em sua tramitação na Câmara e acabou não indo para frente.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp

No início da pandemia, assim como agora, o grande objetivo da mudança era ajudar os aposentados e pensionistas com suas dificuldades frente à crise econômica do covid-19. A grande diferença é que agora a proposta está compondo uma outra MP que já está bem encaminhada para aprovação.


De acordo com alguns especialistas, dentre muitas emendas que estão surgindo, a suspensão dos empréstimos consignados pertence ao grupo das melhores emendas à MP 1106. Assim, temos um ótima notícia para os aposentados e pensionista do instituto nesse momento de crise.

Quando vai começar a valer a suspensão dos empréstimos consignados?

Atualmente as normas constitucionais indicam que todas Medidas Provisórias têm até 120 dias para entrar em votação no plenário e não perder a validade. Com a MP 1106 não é diferente. Como recebeu a sanção presidencial no dia 17 de março, a MP e suas emendas têm até o dia 17 de julho para entrar em vigor definitivamente.

A pressão para aprovação dessa mudança já é grande, pois mesmo não sendo aprovado pela câmara anteriormente, o  senado já se mostrou um forte aliado dessa ideia. Assim, os aposentados e pensionistas já podem ter grande esperança na aprovação da emenda nº 17.

VIU ISSO? Prazo para declarar imposto de renda acabando

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM DO BLOG!

CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva e assista.