PROVA DE VIDA: ÓTIMA NOTÍCIA PARA OS APOSENTADOS!

0

PROVA DE VIDA: ÓTIMA NOTÍCIA PARA OS APOSENTADOS!

Cansado de ter que ir até a agência apresentar sua prova de vida? Temos uma ótima notícia para você aposentado então! Confira!

O objetivo da mudança é que os aposentados possam dar sua prova de vida automaticamente nas transações comuns no decorrer do ano!

A mudança de regras anunciada pela portaria foi muito bem vinda. A novidade principal é a inversão do ônus de quem precisa comprovar. Agora, ao invés de o aposentado precisar provar que está vivo, é o INSS quem deve provar que o aposentado não está vivo.


Leia em seguida: Como solicitar a suspensão dos empréstimos consignados? Entenda

O QUE É PROVA DE VIDA?

”A Prova de Vida é a comprovação de que ainda está vivo e pode continuar recebendo seu benefício previdenciário. Este é um procedimento importante para evitar fraudes e pagamentos indevidos e por isso deve ocorrer periodicamente”.


Governo Digital

O QUE MUDOU NA PROVA DE VIDA?

Antes o segurado era obrigado a comparecer a uma agência, não é mais assim.

Idosos a partir de 80 anos ou pessoas com dificuldade de locomoção tinham o direito de solicitar a comprovação em casa, agendando o horário por telefone pelo 135 ou pelo app Meu INSS, esse direito persiste.

Desde a mudança a ida ao banco se tornou opcional, e só pode ser solicitada como último recurso.

O INSS terá acesso à cartões de vacinação, transações financeiras, consultas médicas no SUS (sistema único de saúde), renovação e segunda via de documentos como carteira de motorista e passaporte por exemplo.

Qualquer movimentação nos dados acima, em até 10 meses do aniversário do segurado será considerado prova de vida!

Leia também: Ótima Notícia: Abono de R$1818 liberado esse mês! Veja Datas e Valores

COMO O SISTEMA DETECTA MINHA PROVA DE VIDA?

Caso nenhuma das formas mencionadas ocorra durante o período, o órgão público entrará em contato de outras maneiras para tentar a comprovação.

De acordo com o INSS, o novo processo será implementado até 31 de dezembro, portanto dependendo da data que você está lendo essa notícia o processo já está funcionando na sua região.

O aniversário do segurado ainda é a base para a prova de vida, mas agora da forma que foi explicado.

Atualmente aproximadamente 35 milhões de aposentados e pensionistas precisam provar, anualmente, que estão vivos.

De acordo com o INSS, as mudanças ocorreram para evitar ao máximo que idosos precisem sair de casa e reduzir dificuldades para segurados com problemas de saúde, uma vez que a pandemia limitava a locomoção dos idosos.

Leia em seguida: Acaba de sair notícia triste para os aposentados do INSS: Confira a lista de nomes e entenda

Veja também!

Assim, se você gostou das informações sobre a prova de vida, compartilhe com alguém que precisa! Dessa forma você ajuda mais pessoas a ficarem bem informadas e não perderem seus benefícios.

Então agora leia também:

Dica Bônus:

Tenha então todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Clique aqui, se inscreva e assista os melhores vídeos! De como conseguir ganhar mais dinheiro e receber benefícios exclusivos.

Primeiramente, ative agora as notificações do Blog da João Financeira! Assim você fica por dentro de todas as últimas notícias!

Garanta assim ficar por dentro de todos os seus direitos!

Confira! Aposentados com empréstimo consignado tem surpresa: Valores devolvidos pelos bancos! Consulte aqui

Por fim, visite nossas páginas do blog nas redes sociais! Então, nos siga para não perder as últimas informações sobre economia e finanças!

CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!

CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.