PROVA DE VIDA INSS: Quando FAZER e COMO Fazer?

Prova de vida INSS: Quando volta? A prova de vida é um procedimento obrigatório para quem é beneficiário do INSS. É o sistema usado para evitar fraudes na previdência e o beneficiário não ficar recebendo caso venha a falecer. O procedimento é realizado a cada 12 meses na agência em que o benefício é pago.

Mas por conta da pandemia do Covid-19 em 2020, a prova de vida está suspensa para evitar aglomerações e proteger aqueles que são aposentados e do grupo de risco.

Leia mais: ADICIONAL de 25% no SEU BENEFÍCIO INSS

Agora em 2021, aposentados ficam na dúvida se vão precisar ou não fazer a prova de vida por conta das incertezas da pandemia. Por isso, neste artigo você irá saber se há alguma previsão da volta do procedimento de prova de vida em 2021.

Atualmente, a suspensão do recadastramento anual da prova de vida de aposentados do INSS segue até 31 de maio.

Seguindo essa informação, a prova de vida começaria novamente no mês de junho. Porém, o INSS ainda não divulgou as novas datas para realizar o procedimento.

Leia mais: 13° INSS e Pagamentos Liberados HOJE!

Então, até dia 31 de maio, os pagamentos de aposentadoria, pensões e auxílios do INSS não serão bloqueador pela falta de comprovação de vida e atualização de dados.

Beneficiários devem ficar atentos a novas orientações nos canais de comunicação do INSS para ficarem sabendo da volta da obrigatoriedade da prova de vida. Aqui no blog da João Financeira também estaremos informando todas as novidades sobre a prova de vida neste ano.

O governo estuda ainda possibilitar a realização da prova de vida através de biometria facial. A intenção é que mais de 5 milhões de aposentados sejam submetidos ao procedimento sem a necessidade de sair de casa. Então é necessário ficar atento caso você seja contatado pelo INSS.

Leia mais: 14° Salário em 2021: LEI PERMITE APROVAÇÃO!

Se você gostou das informações sobre a prova de vida INSS, não esqueça de compartilhar para que mais pessoas que estão se perguntando quando que vai ser a prova de vida fiquem sabendo a respeito da situação.

Não esqueça de visitar nosso canal no Youtube João Financeira para não perder nenhuma novidade sobre o mundo do INSS e ficar sempre bem informado sobre as notícias do momento:

CONHEÇA NOSSO CANAL JOÃO FINANCEIRA NO YOUTUBE!


ABRA a IMAGEM e CONSULTE com a JOÃO FINANCEIRA!