Muitos cidadãos não sabem, mas a reabilitação profissional é um serviço disponibilizado pela Previdência Social com o objetivo de fazer um reingresso ao mercado profissional, os incapacitados para o trabalho, os dependentes de segurado e pessoas com deficiência, de acordo com o contexto em que vivem.
Entenda mais informações sobre como a previdência Social garante forma de reabilitação no mercado de trabalho para incapacitados no artigo em seguida!
Como funciona o procedimento da reabilitação profissional?
Primeiramente é importante esclarecer que diante da constatação de que a incapacidade é parcial, ou seja, não impede, necessariamente, o retorno para o mercado de trabalho. Ou que exista a possibilidade do cidadão ser preparado para trabalhar com outra atividade, diferente da que fazia anteriormente, ela vai ser inserida no Programa de Reabilitação Profissional.
Durante esse programa de reabilitação, o cidadão vai ser preparado e habilitada para ter uma nova formação anotada em seu currículo. Geralmente por um programa ou instituição que é parceira da Previdência Social.
Em relação ao segurado incapacitado e em gozo de benefício, o pagamento do benefício continua acontecendo durante o processo de reabilitação. Entretanto, caso o beneficiário deixe de comparecer ou dar continuidade ao processo de reabilitação profissional, vai ter seu benefício suspenso e até mesmo cancelado em alguns casos.
É importante destacar que o programa de reabilitação não se limita a uma nova formação profissional. Mas também, se for o caso, vai promover a prescrição e disponibilização de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, buscando a autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social desses cidadãos.
Leia em seguida: Oficial: Governo Lula dará novo cartão aos beneficiários do INSS; Veja como receber
O que acontece depois desse processo?
Vale esclarecer que esse processo não é uma garantia de uma nova vaga no mercado de trabalho. Isso porque, não é esse o proposito do serviço.
A reabilitação se destina principalmente a garantir nova formação ou meios para que o indivíduo consiga se adaptar com maior facilidade a sua nova realidade e mesmo com as limitações, mas ainda capaz para o trabalho, encontre espaço no mercado e volte a exercer sua capacidade de ganho.
Assim que acabar o processo de reabilitação, o indivíduo vai precisar se dedicar a buscar uma nova oportunidade de emprego, que se adéque a sua realidade e contexto.
Por outro lado, caso não haja sucesso nessa reabilitação profissional, no caso do segurado incapacitado, pode ser indicada a concessão do benefício por incapacidade permanente do INSS, por exemplo.
Leia em seguida: Atenção: Esses aposentados ficarão felizes com a novidade do INSS; Entenda o que aconteceu
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!