SAIU! Veja quando os Precatórios suspensos serão pagos

O pagamento dos precatórios INSS de 2022 estão previstos para a primeira quinzena de agosto na qual incluem ações de aposentados do Instituto Nacional do Segurado Social (INSS).

A autorização para a retomada veio do Conselho da Justiça Federal (CJF).

Na última terça-feira (2), em sessão extraordinária, os magistrados decidiram que os honorários dos advogados devem ser pagos na mesma data do precatório do autor da ação.

Entretanto, ainda não divulgou o cronograma de pagamento dos precatórios INSS.

Vale ressaltar que se o aposentado for receber o dinheiro da revisão em 2022, o devido advogado também receberá o pagamento na mesma data.

Precatórios alimentares, de idosos e pessoas com deficiência têm preferência na fila e se o credor tiver prioridade o advogado automaticamente também terá.

Entretanto, o Conselho da Justiça Federal estabeleceu um limite em que corresponde que se o credor tiver mais do que 180 salários mínimos para receber (R$218.160 em 2022) a diferença será paga no ano de 2023 ao beneficiário, bem como ao advogado.

Precatórios INSS: o que é e quem tem direito

Pagamento Precatórios INSS 2022! (Fonte: Edição/João Financeira TV).
Pagamento Precatórios INSS 2022! (Fonte: Edição/João Financeira TV).

Leia mais: INSS: Como ficou o pagamento dos precatórios para 2022

Os precatórios são dívidas judiciais do Governo Federal que ultrapassam o valor de 60 salário mínimo, e que devem ser pagas corretamente para os segurados do INSS que ganharam ações contra o órgão.

Já os atrasados são os valores de até 60 salário mínimos, que o aposentados já deveria ter recebido, mas isso ainda não aconteceu.

Além disso, ainda existem as RPVs onde equivale aos valores menores do que 60 salários mínimos, que caem na conta dos beneficiários dois meses após a ordem de pagamento efetuado pelo Juiz responsável.

Quem tem direito aos precatórios INSS?

Leia mais: INSS Liberou grana essa semana: Pagamento salário

Além de terem ganhado na Justiça, as pessoas devem ter as sentenças transitadas em julgamento, em outras palavras, quando não há mais possibilidade do Instituto entrar com recurso no processo.

Logo depois, quem teve a ordem de pagamento emitida pela Justiça entre os dias 2 de julho de 2020 e 1º de julho de 2021 poderá receber seu dinheiro.

Consulte seu processo

Para identificar se você será contemplado neste pagamento, você deve acessar este link do Orçamento da União. Lá você encontrará uma lista com os tribunais responsáveis pelas ações e deverá clicar no link do tribunal responsável pelo seu processo. Para isso, é importante ter em mãos o número do seu precatório.

Leia mais: INSS Confirmou novo valor dos precatórios será pago: Veja agora

Em caso de não saber o número do precatório, o mesmo pode ser encontrado nos sites do Poder Judiciário.

Além disso o número ainda pode ser conseguido por meio do seu advogado.

Existe uma prioridade de pagamento, na qual disponibiliza em primeiro lugar às pessoas com idade acima de 60 anos.

Bem como para aqueles que pessoas alguma deficiência ou até mesmo alguma doença grave.

Leia também:

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM DO BLOG!

CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva e assista.