Parcela única do décimo terceiro salário no final do ano!

O pagamento da parcela única do décimo terceiro salário do INSS irá acontecer no final do ano para vários beneficiários! Confira então quem recebe e veja as datas de pagamento!

O que é o décimo terceiro salário do INSS?

O décimo terceiro salário do INSS, também conhecido como abono natalino, se trata do pagamento de um abono extra para os aposentados e pensionistas do INSS. Portanto, além das doze parcelas recebidas durante o decorrer do ano, os segurados do INSS recebem também o pagamento de uma décima terceira parcela.

Em sua origem, o décimo terceiro salário tem como objetivo ajudar os beneficiários do INSS na época final do ano, famosa pelas altas despesas. Geralmente no final do ano acontece a cobrança de vários tributos e as contas acabam ficando sobrecarregadas e desse modo, o décimo terceiro surge como um desafogo, para ajudar com todas essas despesas.

No entanto, durante a pandemia o Brasil viveu uma severa crise e o Governo Federal decidiu por realizar o pagamento do décimo terceiro salário de forma antecipada. A medida visava ajudar os aposentados durante a pandemia e também injetar dinheiro na economia, que estava aos cacos.

O pagamento antecipado porém não foi realizado a todos os grupos de aposentados do INSS, de modo que alguns receberão somente no final do ano.

Quem recebe o décimo terceiro salário no final do ano?

O pagamento do décimo terceiro salário será feito no final do ano para os aposentados e pensionistas do INSS que começaram a receber seus benefícios após o mês de maio de 2022.

Desse modo, para esses grupos os pagamentos serão feitos no meses de novembro de dezembro de 2022, em parcela única. Vale lembrar que para esse grupos o valor pago através do décimo terceiro não será integral e será calculada com base na quantidade de meses recebidos.

Calendário de pagamentos

Confira então o calendário completo de pagamentos do décimo terceiro salário do INSS, definido de acordo com o dígito final do Número de Identificação Social (NIS):

Para quem recebe até 1 salário mínimo

Final do NIS – Data de pagamento

  • 1 – dia 24 de novembro
  • 2 – dia 25 de novembro
  • 3 – dia 28 de novembro
  • 4 – dia 29 de novembro
  • 5 – dia 30 de novembro
  • 6 – dia 1 de dezembro
  • 7 – dia 2 de dezembro
  • 8 – dia 5 de dezembro
  • 9 – dia 6 de dezembro
  • 0 – dia 7 de dezembro

Para quem recebe mais de 1 salário mínimo

Final do NIS – Data de pagamento

1 e 6 – dia 1 de dezembro
2 e 7 – dia 2 de dezembro
3 e 8 – dia 5 de dezembro
4 e 9 – dia 6 de dezembro
5 e 0 – dia 7 de dezembro


Receba então nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

ENTÃO CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!

EM SEGUIDA CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG!


Dica extra: tenha todas as informações sobre décimo terceiro salário do INSS de forma rápida e sem precisar ler as notícias e mais: clique aqui, se inscreva e então se preferir, assista!

Veja Também:

Formas de se aposentar depois da Reforma! Entenda
Se trabalhou entre 1971 e 1988 então você pode ter saque extra para fazer
GRANA EXTRA NO INSS: VEJA QUEM PODE RECEBER!
Novas regra de atendimento presencial INSS!