Pagamento do salário INSS foi liberado: Confira o calendário

No dia de hoje, 02 de agosto, mais um grupo de beneficiários recebem o pagamento do INSS. Confira o calendário completo para não perder a data.

O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) tem cerca de 36 milhões de beneficiários. Desse total, estima-se que cerca de 60% recebe um salário mínimo. A fim de ter uma organização em relação aos pagamentos, o Instituto sempre divulga o calendário no ano anterior.

A ordem é definida pelo último número do benefício do INSS, aquele que fica antes do traço e dígito verificador. Por exemplo, se o número for 123.456.789-0, considera-se o último número 9. Além disso, há um calendário para quem recebe um salário mínimo e para quem recebe mais que isso. O mesmo calendário vale para quem ganha Benefício de Prestação Continuada- BPC/Loas.

Leia mais: Auxílio Brasil 2022: passo a passo de como se cadastrar

Calendário de pagamentos

Calendário de pagamentos INSS 2022. (Fonte: Arte João Financeira).

Os pagamentos referente ao mês de julho iniciaram no dia 25 com aqueles beneficiários com número final 1. A liberação dos valores vai até o dia 05 de agosto. Hoje, dia 02 de agosto, recebem aqueles beneficiários que recebem um salário mínimo com número final 7 e os beneficiários que recebem mais que um salário mínimo com número final 2 e 7.

Aumento do pagamento do INSS em 2023

Para o ano de 2023, o Ministério da Economia fez uma previsão do aumento do salário que vai beneficiar quem recebe algum benefício do INSS, além dos trabalhadores formais. Essa previsão é com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Esse índice é medido pelo IBGE todos os meses, considerando os preços que as famílias brasileiras estão pagando pelos produtos básicos. Conforme a previsão, o novo salário mínimo para 2023 deve ser de R$1319,74, considerando o INPC de 8,89%.

Mas, esse índice não é definitivo, pois o reajuste salarial considera o acumulado do INPC de todos os meses do ano. Então, é preciso aguardar o mês de dezembro para que o Governo Federal possa anunciar o novo valor do salário mínimo para 2023.

Leia mais: INSS: novas regras para contribuições recolhidas com atraso

Pagamento do 13º salário em parcela única

13° Salário em parcela única.
13° Salário em parcela única (Fonte: Edição/João Financeira)

No ano de 2022, os beneficiários do INSS receberam o 13º salário de forma antecipada. Portanto, o período de pagamento do INSS foi de 25 de abril a 7 de junho. A antecipação ocorreu devido a um programa de ajuda financeira do Governo Federal, que contou com diversas propostas como a antecipação do 13º salário, aumento de margem para empréstimo consignado, entre outras.

Leia mais: Governo anuncia: Novo cartão benefício inss liberado essa semana

Mas, os beneficiários que começaram a receber a partir de maio desse ano, somente recebem o 13º salário no final do ano, nos meses de novembro e dezembro. Além disso, será em parcela única. Portanto, fique atento.

Leia também:

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.