Os 5 primeiros passos para começar a investir agora!

O dinheiro é algo que traz qualidade de vida e liberdade para comprar o que bem entender, oferecer ótimas condições para os filhos e ter experiências diferentes.

Mas para ter uma vida financeira tranquila, é preciso saber aplicar o seu dinheiro nos lugares certos. Economizar uma parte da renda é um requisito minimo para ter um futuro melhor e mais confortável.

Investir nos protege da inflação?

O IPCA, um índice que mede a movimentação dos preços de produtos e a valorização ou desvalorização da moeda durante o tempo. Todos os messes é feito essa medição para interpretar o impacto das variações do preço ao consumidor brasileiro.

Por exemplo:

 R$1000 reais em 2010 seriam o equivalente R$ 2.039 reais hoje em poder de aquisitivo.

A inflação desgasta parte do poder aquisitivo do seu dinheiro no que diz respeito ao tempo, e para se proteger disso existem então os investimentos.

Os investimentos são onde você empresta seu dinheiro e em troca recebe um juros em cima desse dinheiro. No momento em que se investe, torna-se mais possível a realização dos seus sonhos em menos tempo, basta se planejar e fazer as escolhas certas.

5 dicas para começar a investir

1.Planejamento financeiro

O planejamento financeiro faz o mapeamento das suas finanças, ou seja, a entra e saída de dinheiro do seu orçamento.

Para fazer isso é possível usar planilhas, aplicativos de celular ou até mesmo papel e caneta! O importante é anotar todos os gastos, sejam eles grandes como a compra de um carro ou pequenos como um pastel. Fique atento também aos gastos recorrentes de longos períodos como por exemplo seguros ou impostos.

Após o seu planejamento feito, fica bem mais fácil ver quanto você terá para investir!

2. Faça objetivos

Traçar objetivos é essencial para trazer motivação as suas ações. Após analisar bem como funciona sua renda, pense em o que você pretende realizar com esse dinheiro poupado. como por exemplo:

  • Liberdade financeira
  • Estudar fora do país
  • Abrir o próprio negócio
  • Casa própria
  • Carro

Separe eles em curto, médio e longo prazo. Entender bem o tempo que pode demorar para realizar cada desejo é importante. Seja realista!

3.Fique fora de dividas

Caso você tenha algum tipo de dívida, primeiro elimine todas elas antes de fazer qualquer tipo de investimento. Caso contrário, será muito difícil acumular um patrimônio.

Mesmo nas situações em que seus investimentos estejam dando uma alta taxa de rentabilidade, o altos juros cobrados pelos bancos normalmente acabam sendo maiores. Se você acabou de começar e tem dividas, foque antes de tudo em quitá-las.

Existem várias feiras de negociação em que é possível negociar suas dividas com altas porcentagens de desconto e parcelamento.

4.Evite investir em bancos

Os bancos geralmente cobram taxas que diminuem então a rentabilidade final dos investidores, além da variedade ser menor e as taxas de rendimentos baixas.

5.Busque investimentos para iniciantes

Existem várias formas mais seguras para começar a investir, como por exemplo a renda fixa, que é basicamente um título de dívida emitido por uma instituição. Eles juntam esse dinheiro dos investidores para financiar suas atividades, e em contraponto oferecem uma taxa de rentabilidade.

Então o mais importante é achar o tipo de investimento que combina melhor com o seu perfil de investidor!

Gostou? Então:

Assim, receba nossas informações diariamente de forma gratuita! Então nos siga em nossas redes sociais:

ENTÃO CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!

EM SEGUIDA CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG!

Dica extra: tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias! Clique aqui, se inscreva e então se preferir, assista!