Novo RG 2022: Estados já estão emitindo a nova carteira de identidade digital

A realização da emissão do novo RG 2022 está ocorrendo em alguns estados do país. Veja abaixo se você pode solicitar a nova carteira de identidade e outras informações:

O novo RG 2022 já tem validade em certos estados do país. Proporcionando segurança aos brasileiros através da inclusão de dados adicionais no documento. Em seguida você vai poder conferir as informações a respeito dessa alteração.

Mudanças para o novo RG 2022

A nova carteira de identidade começou a ser disponibilizada no Estado do Rio Grande do Sul no dia 26 de julho. Entretanto, não são todos os estados que estão oferecendo esse serviço atualmente. Por exemplo, o Estado de Minas Gerais vai oferecer a partir desse mês. Segundo a Receita Federal, em seguida devem iniciar a emissão o Paraná, Goiás, Distrito Federal e Acre ainda neste ano.

Leia mais: Nova Carteira De Identidade Foi Liberada: Você Tem Direito?

De acordo com o Governo Federal, o propósito dessa mudança é trazer a unificação da carteira de identidade em todo território nacional. Pois conforme as regras vigentes, os estados brasileiros têm a permissão de realizar a emissão do documento. Diante essa situação o novo RG 2022 vai ter a inserção do número do CPF dos brasileiros para que em todo país possua o mesmo número.

Desse modo, o novo RG vai ter versão física e digital com QR Code, podem você usar qual preferir, pois o RG digital vai poder ser verificada até mesmo quando não haver sinal de internet disponível. Com essa mudança o número da carteira de identidade antigo vai deixar de ter validade, considerado somente o seu CPF. Contendo o código padrão internacional, MRZ, o mesmo que contém no passaporte.

Validade do novo RG

O número do novo RG 2022 vai ser unificado em todo território nacional.
O número do novo RG 2022 vai ser unificado em todo território nacional. (Fonte: Edição/João Financeira).

O novo RG 2022 vai estar disponível na versão digital para quem desejar ter em seu celular, por exemplo, e não precisar levar consigo o documento físico, tendo validade da mesma forma. Vale destacar que tanto a emissão do novo documento é gratuita. Nesse sentido, os brasileiros que possuem até 60 anos devem a cada 10 anos fazer a renovação da sua carteira de identidade. Entretanto, quem tem idade superior a 60 anos, não precisa se preocupar com isso, pois seu RG não tem validade certa.

Leia mais: Nova Carteira De Identidade Digital Deve Ser Tirada Em Agosto Para Alguns; Entenda

Como solicitar novo RG 2022?

A solicitação da nova carteira de identidade precisa ser feita no órgão competente do seu município. Sendo necessário você ter em mãos a certidão de nascimento ou de casamento. Além disso, estar com seu CPF regularizado. O Governo Federal informou que as secretarias de Segurança Pública vão garantir a emissão do documento para os brasileiros.

Leia mais: Nova Carteira De Identidade Digital Começa A Ser Emitida; CONFIRA

Quais os estados que já estão fazendo a emissão da nova carteira de identidade?

Confira a lista dos estados brasileiros que já iniciaram ou devem iniciar em breve a emissão do novo RG 2022:

Leia mais: Rio Grande Do Sul Começa Emitir Nova Carteira De Identidade; Veja Como Funciona O Cadastro

  • Rio Grande do Sul: desde o dia 26 de julho as emissões começaram;
  • Minas Gerais: a partir desse mês;
  • Até o final desse ano: Paraná, Goiás, Distrito Federal e Acre;
  • Outros Estados: não possuem uma data prevista, mas todos devem aderir o serviço até o mês de março de 2023.

Leia também:

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.