MARGEM 5% FOI APROVADA? ENTENDA TUDO O QUE ACONTECEU!

Na última quinta feira dia 27/08/2020 aconteceu a 272ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO NACIONAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – CNPS onde um dos assuntos mais importantes da pauta era: Crédito Consignado: debate sobre aumento da margem do consignado em 5%.

Na reunião estavam participando diversas confederações, conselheiros, sindicatos e principalmente as autoridades listadas abaixo:


▪ Narlon Gutierre – Secretário de Previdência (SPREV/SEPRT/ME)
▪ Leonardo Rolim – Presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ▪ Gustavo Martins – representante do Banco Central
▪ Ênio Mathias Ferreira – representante da Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF)
▪ Alex Sander Moreira Gonçalves – Diretor de Crédito Consignado da Associação Brasileira de Bancos (ABBC)
▪ Leonardo Albuquerque Marques – Diretor Substituto do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (SENACOM/MJ)

Essa pauta sobre o AUMENTO DE 5% DA MARGEM CONSIGNÁVEL chegou a reunião graças a cobrança das confederações e representantes do INSS liderada inicialmente pelo movimento do canal da João Financeira e com ajuda de importantes representantes da COBAP como Dr. Obede Muniz e demais canais do YouTube!

Então finalmente ontem o Aumento da Margem Consignável de 5% – INSS foi discutida e devido a aprovação unanime de todos os representantes que estavam nessa reunião foi encaminhada uma indicação para publicação de uma medida provisória ao ministério da economia juntamente do presidente Jair Messias Bolsonaro para que seja sancionada uma MP e então liberado esse novo aumento de margem para aposentados e pensionistas do INSS.

O QUE É A MARGEM DOS 5%?

Atualmente os aposentados e pensionistas do INSS podem comprometer até 30% do valor do seu salário para empréstimo consignados e mais 5% para uso do cartão de crédito dos aposentados. Dessa forma então no caso de uma pessoa que recebe R$ 1.045,00 ela pode comprometer até 30% do salário em parcelas, no caso R$ 313,50.

Como alguns aposentados não possuem mais margem livre e estão comprometidos, recorrendo a juros abusivos e até mesmo agiotas a necessidade iniciou o movimento para cobrança da aprovação desse aumento de margem.

A luta pela margem dos 5% já está ocorrendo a mais de quatro meses desde o inicio do mês de abril. Essa luta começou pois o governo havia divulgado que iria aumentar a margem dos aposentados, entretanto no fim das contas aprovou apenas outras medidas como redução dos juros e aumento no prazo para pagamento das parcelas.

A partir dai a luta pela margem de 5% se deu pela cobrança de votação do PL 2017/2020, projeto de lei criado pelo Deputado Federal Capitão Alberto Neto que sugeriu o aumento da margem consignado para livrar aposentados e pensionistas do INSS das mãos de agiotas e juros abusivos.

Entretanto essa luta pela votação desse projeto de lei na câmara dos deputados não foi votado e até hoje esse Projeto está nas mãos de Rodrigo Maia presidente da câmara que não coloca o PL em votação. Portanto no momento a margem está muito próxima de sair como medida provisória pelo presidente BOLSONARO!

SAIBA COMO COBRAR O BOLSONARO e assista o vídeo para entender tudo que está acontecendo?!

2 Comments

  • Jose Neves
    Posted 28/08/2020 15:39 0Likes

    Obrigado João que deus lhe abençoe sempre.

  • Clayton vieira
    Posted 27/03/2021 09:08 0Likes

    O Sr. Presidente da Repúbica, já sancionou a MP da nova margem de 5%, enviar por Email, assim que o Presidente Jair Bolsonaro, sancioar os 5% dos empréstimos consignados e enviar o Diáro Oficial da União onde consta os 5% da margem e frizar?

Deixe aqui seu comentário