Liberada nova carteira de identidade: Saiba como solicitar

0

O novo modelo de carteira de identidade do Brasil, a Carteira de Identidade Nacional (CIN), foi emitido na terça-feira (26 de julho). O primeiro estado a emitir o chamado “novo RG” foi o Rio Grande do Sul.

Em seguida, além do Distrito Federal, os estados do Acre, Goiás, Minas Gerais e Paraná também disponibilizaram o documento. Ainda não há previsão de emissão em outros estados. Veja abaixo o que mudou!

Quem pode tirar a nova carteira de identidade?

Nesse primeiro momento, a CIN só será entregue para quem fizer a primeira via e apresentar o número do CPF. Cidadãos que não possuem, ou não conhecem as informações do CPF, podem optar por fazer carteiras de identidade no modelo antigo ou regular a situação para solicitar os documentos posteriormente.

Leia mais: Contribuiu com o INSS antes de 1994? Então confira essa fortuna que você pode vir a receber

Por que mudaram a carteira de identidade?

Liberada nova carteira de identidade: Saiba como solicitar
Liberada nova carteira de identidade: Saiba como solicitar. (Fonte: Edição/João Financeira).

A CIN tem por objetivo unificar os números dos cadastros de todas as unidades federativas por meio do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como um registro comum, único e válido para todo o país. Haverá verificação biográficas e biométricas antes da emissão da carteira.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp

Semelhante ao documento anterior, o novo ID será verificado quanto à autenticidade por meio de um código QR. Este documento também deve ser aceito como documento de viagem para os países do MERCOSUL, pois segue os padrões internacionais.

Leia mais: INSS liberou surpresa vai cair na sua conta nesse mês! Finalmente

Como funciona a nova carteira de identidade?

O novo RG será criado por decreto federal e deverá entrar em vigor no dia 1º de março. Os órgãos de credenciamento têm até março de 2023 para se ajustar. Esse documento trará identificação única para todo o país por meio do CPF e poderá ser consultado na internet assim que for recebido.

Com o novo arquivo, o número será único e a autenticidade poderá ser verificada via QR code, offline. Ou seja, apenas o CPF será considerado.

Leia mais: Você tem mais de 60 anos? Receba 5 benefícios garantidos em lei que você não sabia

Atualmente, as pessoas obtêm seu documento de identidade em uma unidade da federação com um número, porém, se perdido e solicitado em outro estado, por exemplo, o número é diferente. Na verdade, existem atualmente 27 números de identificação que podem ser possuídos no Brasil.

Leia também:

Surpresa para todos os aposentados; Bolsonaro ASSINOU DECRETO

INSS: Aposentados podem receber 3 parcelas de R$1500! Então confira quem tem direito a receber

Saiu as datas de pagamento do 14º Salário? Consulte quem vai receber esse abono extra; Assim, confira como vai funcionar

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita! Então nos siga em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra! Tenha então todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias! Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.