O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vai pagar retroativo par aposentados e pensionistas, devido a um erro de cálculo cometido pelo próprio instituto no passado, e também irá incluir pessoas que ficaram de fora do pagamento na época.
O processo que vai pagar o retroativo é o da revisão do artigo 29 do INSS, já que o erro, veio de uma má interpretação do mesmo, que mostrava como deveria ser feito o cálculo da média dos benefícios.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Qual foi o erro do INSS ?
Durante uma ação contra o INSS foi constatado que o INSS errou no cálculo de benefícios concedidos entrs oa anos de 2002 e 2009.
Leia Mais: BPC Loas 2023: Entenda as novas regras para Empréstimo Consignado e retire até R$ 16.689,00!
No artigo 29, o cálculo do benefício deve considerar 80% das maiores contribuições salariais do segurado, no entanto, o INSS incluiu 100% das contribuições, considerando também as menores, o que acabou diminuindo a média do valor recebido pelo beneficiário.
Desse modo, para quem entrou com ação contra o INSS, o órgão teve que pagar lotes de valores atrsados, além de reajustar o salário mensal do segurado para o valor correto.
Ano passado aconteceu o último pagamento, no entanto, devido a um erro no sistema, muitas pessoas acabaram ficando de fora.

Pagamentos para as pessoas que ficaram de fora
As pessoas que não receberam os seus valores, cerca de 148.185, que ficaram de fora devido a um erro no sistema do INSS, devem ter o direito de receber.
Desse modo, esses beneficiários terão a oportunidade de conseguir receber agora, assim, é importante fazer a consulta para saber se tem algo a receber.
Para fazer a consulta é rápido e fácil, basta acessar o portal Meu INSS e clicar em “Solicitação de crédito não recebido”.
Além disso, o INSS, que possui os dados referentes aos beneficiários aptos ao reajuste, permite que o segurado faça a revisão por meio do Juizado Especial Federal, assim, é importante apresentar evidências de que o INSS cometeu um erro novamente de não pagar os valores devidos.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas. Portanto, continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Confira também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, assim nos siga em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha então todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.