INSS: Empréstimo Consignado com Surpresas para 2022

0

INSS: Empréstimo Consignado com Surpresas para 2022

O empréstimo consignado, destinado aos servidores públicos, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), está recheado de surpresas para este ano de 2022. Isso porque, houve mudanças na margem consignável, ou seja, no limite de valor que poderá ser comprometido, para a realização de consignados e apresentação de um ofício, que poderá trazer maiores benefícios aos cidadãos.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp

Neste ano, ocorreu a volta da margem original, sendo que até o ano passado, o beneficiário do Instituto, poderia comprometer até o limite de 40% do valor recebido mensalmente, sendo 35% destinado ao empréstimo consignado e 5% ao cartão de crédito consignado.

Assim, o limite para a realização das consignações, voltou a ser de 35%, sendo que, o aumento para 40%, apenas foi realizado, como forma de facilitar o acesso dos cidadãos aos empréstimos em decorrência da pandemia do Covid-19, que trouxe complicações extremas na vida financeira dos brasileiros. Desse modo, 30% é destinado para empréstimo consignado e apenas 5% para ser feito a contratação do cartão de crédito.

Nesse sentido, o empréstimo consignado, consiste no pedido de um determinado valor, para uma instituição ou empresa financeira, sendo o valor do débito descontado mensalmente, na folha de pagamento do beneficiário.

O cartão de crédito consignado, é semelhante a um cartão comum, mas apesar disso, a grande diferença existente entre eles, é que o consignado, pode ter seu valor gasto debitado automaticamente, parcialmente ou totalmente da folha de pagamento.

Leia mais: Como funciona a Aposentadoria Mista?

Ocorreram mudanças também em relação as taxas de juros, que no empréstimo convencional, antes era de 1,8% ao mês e passou a ser agora de 2,14%. E, do cartão consignado, que era de 2,7% saltou para 3,06% mensais.

Contudo, o Governo Federal, recebeu um novo ofício, apresentado pelo Senador Luis Carlos Heinze do partido Progressistas/RS, solicitando uma nova edição de medida provisória, que vise prolongar por mais 12 (doze) meses, a margem de 5% para ajudar os beneficiários do Instituto, na contração de empréstimos consignados e cartão de crédito.

Inúmeras pessoas, se encontram no momento, negativadas perante as instituições financeira, e de acordo com o Senador Heinze, é essencial que o Governo, olhe com maior sensibilidade para as pessoas e venha a aprovar a medida provisória solicitada. Confira:

“É nesse contexto, senhor presidente, e ainda em atenção as centenas de manifestações que recebi nestes primeiros dias do ano, que tomo a liberdade de sugerir e apelar a Vossa Excelência para que analise a possibilidade de edição de uma nova MP para estender o prazo previsto no artigo 1º da lei 14.131/20, por mais, no mínimo, 12 meses.”

Desse modo, a entrega deste ofício, poderá trazer grandes benefícios aos segurados do INSS, que tanto almejam por esse aumento novamente.

Leia mais: Confira agora: Benefícios desconhecidos!

Se você gostou das informações sobre os Empréstimos Consignados do INSS, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.

Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nos siga para não perder as últimas informações do INSS:

CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM DO BLOG!

CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.