Muitos beneficiários do INSS esperam ansiosos pela Revisão da Vida Toda. Mas, o Instituto Nacional do Serviço Social vem recorrendo judicialmente para tentar um acordo viável para os dois lados.
Confira abaixo quais as novidades a respeito desse assunto e saiba quem tem direito a Revisão da Vida Toda dos salários do INSS.
Leia mais: Maravilha: Bancos oferecem liberação de crédito para negativados; Saiba como solicitar
Revisão da Vida Toda é um direito para os beneficiários do INSS
Primeiramente, vale destacar o que é a Revisão da Vida Toda. Em resumo, este é um recálculo com possibilidade de inclusão de novos valores na aposentadoria de beneficiários do INSS. Esse recálculo abrange todos os períodos de contribuição do aposentado.
Portanto, quem considerar que os valores do seu benefício está incorreto, deve acionar a Justiça. Assim, aconselha-se buscar um advogado especializado em direito previdenciário. Em alguns casos, há pessoas poderiam receber até R$ 200 mil atrasados do INSS.
Confira abaixo quem tem mais chance de se beneficiar com essa Revisão:
- Ganhavam um bom salário antes de 1994 (início do Plano Real).
- Possui poucas contribuições depois de 1994.
- Passou a ganhar menos depois de 1994.
Leia mais: Urgente: Veja os novos valores pagos pelo BPC para beneficiários a partir deste mês
Novidades a respeito da Revisão da Vida Toda
Buscando interromper a Revisão da Vida Toda, o INSS enviou uma petição, realizada pela AGU, ao STF, pedindo que todos os casos que solicitam a revisão fossem suspensos. O argumento do Instituto é que manter a Revisão “demanda alteração de sistemas, rotinas e processos que possuem impacto orçamentário de milhões de reais”.
Contudo, o ministro Alexandre de Morais pediu um prazo por parte do INSS para colocar em prática essas revisões. Recentemente, a AGU solicitou esclarecimentos de diversos temas, alegando que alguns pontos não parecem claros para a União. Além disso, o órgão pede que as decisões do STF sejam válidas apenas para os casos futuros e exclua as aposentadorias já pagas.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Revisão da Vida Toda pode não ser uma boa ideia! Entenda o motivo
Antes de tudo, apesar de representar um aumento dos valores da aposentadoria, a Revisão da Vida Toda pode impactar de maneira contrária os salários dos beneficiários.
Isso, porque se no caso de durante a revisão o INSS perceber que há algum erro “para mais” no salário do solicitante, ele pode reduzir o valor.
Assim, ter um profissional especializado acompanhando o caso é fundamental. Isso previne alguns problemas e garante o melhor andamento dos processos.
Leia mais: REVISÃO DA VIDA TODA DO INSS: Quem tem direito e quando vale a pena solicitar?
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Confira agora:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!