Greve no INSS vai prejudicar o pagamento do 13° Salário? Entenda

0

Greve no INSS vai prejudicar o pagamento do 13° Salário? Entenda

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social INSS podem se deparar com agências fechadas ou falta de servidores para realizar variados serviços presenciais. Isso porquê já está completando 1 mês desde que vários servidores públicos do INSS e médicos peritos entraram em greve! Segundo a Federação Nacional dos Servidores da Previdência (Fenasps) já são mais de 26 unidades federativas que aderiram à greve do INSS.

Então para piorar, os médicos peritos também aderiram à greve em diversos estados. É uma situação complicada para todos os lados, visto que é um direito do trabalhador ter a greve mas também existem vários serviços interrompidos por conta dessa greve.

VEJA AGORA! Governo confirmou e salário vai subir em 2023 – Confira

As reinvidicações principais das duas classes são de negociação, melhores condições de trabalho, concurso público para repor quadro de funcionários e recomposição salarial referente à inflação! Entretanto, após um mês de greve, houveram dois encontros entre os lideres sindicalistas e liderança do INSS mas sem chegarem em um acordo. Então não tem data definida para finalização da greve.

VIU ISSO? Triste notícia acaba de chegar para segurados do INSS

O que fazer caso tenha atendimento marcado?

O Ministério do Trabalho e Previdência informou que os segurados que não foram atendidos por conta de paralisações dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem reagendar os serviços. Assim, os canais online são a primeira e mais sugerida opção para realizar o reagendamento.

Neste caso, o site e o aplicativo Meu INSS. Assim, caso não tenha como e você se deparar com uma agência fechada, não se desespere!

CONFIRA: calendário oficial de pagamento do 13° Salário do INSS

1- Então, tire uma foto do portão ou porta da agência em questão como prova de que você esteve presente no local.

2- No caso de haver funcionários, mas negarem atendimento, peça um comprovante de que você esteve no local e para remarcar o serviço.

3- Ligue na Central de Atendimento 135 pegar o protocolo de remarcação e tirar dúvidas.

E quanto ao 13° salário antecipado? Atrasará por conta da greve?

Existe o medo por parte de vários aposentados e pensionistas com o atraso do 13° salário antecipado por conta das greves! O Decreto 10.999 foi oficializado, no dia 17 de março de 2022 a antecipação. Assim, dia 22 de março, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) a Portaria Dirben/INSS N°1002. Assim, esta portaria instrui, regulamenta, o Decreto 10.999.

CONFIRA AQUI: 14° Salário confira as datas, valores e regras de pagamento

O que foi dito acima serve para provar que o DataPrev já tem todas as permissões e instruções para realizar o pagamento. E é o DataPrev o orgão público que cuida dos pagamentos. Então o 13° salário antecipado não terá seu pagamento atrasado!

FALE CONOSCO!

Então, se você gostou das informações sobre a greve do INSS, compartilhe! Assim, você ajuda mais pessoas a ficarem bem informadas e não perderem seus benefícios.

VOCÊ SABIA? Conheça agora 8 benefícios que idosos tem direito e não sabem

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp

Dica Bônus:

Assim, tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva e assista os melhores vídeos de como conseguir ganhar mais dinheiro e receber benefícios exclusivos.

Primeiramente, ative agora as notificações do Blog da João Financeira, assim você fica por dentro de todas as últimas notícias sobre o INSS.

Então, garanta ficar por dentro de todos os seus direitos! Portanto, Forte Abraço!

BOA NOTICIA! INSS: Confirmado pagamento para todos do INSS de R$606 extras

Por fim, visite nossas páginas do blog nas redes sociais! Então, nos siga para não perder as últimas informações do INSS.

CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!

CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.