Empréstimo Consignado: INSS reduz prazo de 84x para 72x?

INSS reduz prazo para Empréstimo Consignado de 84x para 72x?

O empréstimo consignado está muito presente no cotidiano dos aposentados e pensionistas do INSS, bem como no início desse ano de 2022 já tiveram mudanças na hora de fazer uma contratação.

Leia mais: Desconto na luz: Tarifa social

No início de 2021, foi aprovada a medida provisória na qual disponibilizou 5% a mais, na qual se tornou uma margem emergencial, onde todos aqueles que não haviam outro método de custear seus gastos acabaram tendo que partir para a contratação de empréstimos consignados.

A inflação do país subiu excessivamente e com isso a alta dos produtos foi algo com que deixou muitas pessoas desamparadas, sem contar com a perca de emprego, que levou muitos cidadãos irem morar com avós ou pais aposentados para conseguirem sobreviver.

Vale ressaltar que os mesmos além do aumento de margem para empréstimo, não ganharam nenhum auxílio extra, sendo esses, tendo tanto necessidade quanto os outros grupos, pois foram diretamente afetados com o grande impacto da pandemia.

Na entrada de 2022, a medida provisória que aumentou 5% a margem consignável, acabou, sendo assim retornando a ser 35%, consistindo em 30% para contratação de empréstimo e 5% para operações realizadas com cartão de crédito.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp

Bem como passou a não valer mais a obrigatoriedade dos bancos em obter a carência de 120 dias, agora ficando a critério deles de utilizar ou não o serviço em suas instituições. A carência de 120 dias ou suspensão como era chamada, permitia que a parcela do empréstimo fosse descontada apenas passados quatro meses da contratação.

Outra informação que está sendo divulgada é referente ao prazo de parcelamento, onde a globo cometeu um equívoco em relatar que serviço sofrerá redução, e que ao invés de 84 vezes (meses) o empréstimo consignado passará para 72 vezes (meses) o prazo máximo. Notícia que está incorreta.

O empréstimo consignado do INSS está disponível para as pessoas que recebem benefícios pela previdência social, sendo os aposentados e pensionistas. Nessa modalidade existe a possibilidade de quitar o empréstimo em até 84 meses, o que equivale a sete anos.  

Se você é aposentado ou pensionista já possui um contrato e precisa aumentar o prazo, diminuir o valor das parcelas ou está com a margem consignável comprometida e precisa de mais dinheiro, saiba que existem meios de rodear essas situações.  

Uma ótima opção para esses casos é o refinanciamento com o banco. Com esse serviço você quita o empréstimo que tem agora e cria um novo, podendo renegociar o prazo e as taxas de juros. 

Leia mais: Quem tem direito a R$6.000,00 do artigo 29 em 2022!?

Se você gostou das informações sobre o prazo para empréstimo consignado, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.

Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nos siga para não perder as últimas informações do INSS:

CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM DO BLOG!

CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG!