O calendário do PIS/PASEP para o ano de 2023 já realizou o pagamento da penúltima parcela, e desde janeiro vem liberando mensalmente para novos grupos. Com o aumento do salário mínimo, o PIS/PASEP 2023 pagará um valor maior, podendo chegar a até R$1.320 aos inscritos. Estima-se que cerca de 23,6 milhões de trabalhadores recebam o PIS neste ano.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp

Valores esquecidos PIS/PASEP
Vale ressaltar que o valor das cotas do PIS/PASEP está disponível para saque desde 2019, porém a maioria dos trabalhadores ainda não resgatou o valor ao qual têm direito. Além disso, os herdeiros dos trabalhadores que se enquadram nas descrições mencionadas podem sacar os valores a que o trabalhador falecido teria direito caso estivesse vivo.
Leia em seguida: Acaba de sair: Nome no Serasa não impede crédito de empréstimo no INSS; veja
O abono Pis/Pasep pago em 2023 destina-se àqueles que trabalharam pelo menos 30 dias com carteira assinada em 2021. Já para aqueles que trabalharam em 2022 e atenderam aos critérios do programa, o recebimento do abono salarial será em 2024. O calendário de pagamento segue o mês de nascimento do trabalhador, e as parcelas podem ser sacadas até o dia 28/12/2023.
Para receber o benefício do PIS/PASEP, é preciso obedecer a alguns requisitos, tais como estar inscrito há cinco anos ou mais, ter recebido uma média de até dois salários mínimos mensais em 2021, possuir os dados atualizados na RAIS, e ter trabalhado com carteira assinada por, no mínimo, 30 dias em 2021.
Veja agora: Endividados do Auxílio-Brasil terão perdão de Lula; Entenda como irá funcionar
Como consulta os valores esquecidos:
A consulta e saque do PIS/PASEP podem ser feitos através da Carteira de Trabalho Digital, no portal gov.br ou pelo telefone 158. Os trabalhadores do setor privado podem acessar informações pelo aplicativo Caixa Tem e Caixa Trabalhador, enquanto os vinculados ao PASEP podem consultar no link do Banco do Brasil.
O saque pode ser realizado em terminais de autoatendimento da Caixa e correspondentes Caixa Aqui, com o Cartão Cidadão. Quem não possui o Cartão Cidadão pode sacar em qualquer agência da Caixa, apresentando documento oficial com foto. Os que recebem o abono do PASEP podem sacar via crédito em conta, para correntistas ou poupadores do Banco do Brasil, ou fazer a transferência via TED nos terminais de autoatendimento.
Leia mais: Como aumentar o valor da sua aposentadoria por invalidez? confira
Gostou do conteúdo sobre os valores esquecidos? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja também:
Dica bônus:
Assim, receba nossas informações todos os dias de forma gratuita. Nos siga também em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!