Descontos indevidos no salário dos aposentados!

0

Descontos indevidos no salário dos aposentados!

Muitos aposentados declararam ter sido vítimas de descontos indevidos no salário de suas aposentadorias sem autorização e solicitam o reembolso! Confira:

O Ministério Público Federal no momento investiga casos em que é realizado contribuições por parte do valor pago aos aposentados indevidamente, sem assinatura em documento algum.

Segundo o INSS, durante os últimos dois anos, quase 79 mil aposentados reclamaram na ouvidoria do instituto.

Estas reclamações referem-se as cobranças não autorizadas de empréstimos irregulares, no qual não foram contratados pelos segurados.

Pelo fato da quantidade de reclamações ser muito grande e ter aumentado recentemente, muitos segurados, principalmente aposentados do INSS, estão em alerta.

Leia mais: 2022 contará com um dos maiores reajustes no Salário Mínimo!

Aposentados com descontos indevidos

Uma das vítimas destas contribuições indevidas é a aposentada Maria Lúcia Carvalho de Votorantim, no qual é aposentada.

Ela recebeu um desconto de R$150,00 no salário da aposentadoria por uma associação. A associação, segundo Dona Maria, ela nunca tinha ouvido falar antes de ter sido realizado o desconto.

A associação que realizou o desconto indevido na situação de dona Maria, foi a Associação Nacional da Previdência Social dos Aposentados (Anapps).

Afirmou dona Maria, que não assinou nada e por acaso ligaram na casa e falaram sobre essa associação, mas não tem nenhum vínculo.

Temos outra situação em relação ao Sr. Jair Francisco da Silva onde ele afirma ter sido vítima de um desconto indevido de R$30,00 que não foi autorizado por ele.

Viu isso? Auxílio inclusão pago para inscritos do BPC

O valor foi descontado pelo Centro Nacional dos Aposentados e Pensionistas do Brasil (Centrape), o Sr. Jair diz que nem sabe o que a associação tem a lhe oferecer.

Descontos nos salários dos aposentados é permitido por lei, mas desde que seja permitida pelo segurado.

Segundo um advogado especialista da previdência social, muitos tribunais responsabilizam o INSS pelos descontos indevidos no salário dos aposentados e, caso a associação não devolva o dinheiro, o instituto deve devolvê-lo ao segurado.

A Anapps, uma das associações citadas que aplicou o desconto, atua em um prédio localizado na capital gaúcha, Porto Alegre (RS).

Afirma que esses aposentados podem ter sido confundidos por ex-funcionários que deixaram de trabalhar na empresa.

Sandra Ramalho, representante da entidade, afirma que quer uma explicação e fará de tudo para realizar a devolução do valor indevidamente descontado.

Dica Bônus

Ative agora as notificações do Blog da João Financeira, assim você fica por dentro de todas as últimas notícias sobre as aposentadorias.

Garanta ficar por dentro de todos os seus direitos! Forte Abraço!

Leia mais: Margem Social, quando vai ocorrer a aprovação?

Se você gostou das informações sobre os descontos indevidos no salário dos aposentados, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.

Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nós siga para não perder as últimas informações do INSS:

CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM DO BLOG!

CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.