Como se aposentar pelo INSS em 2022? Confira

0

Você quer se aposentar pelo INSS ainda em 2022? Então, confira as mudanças e veja o que você precisa para se aposentar ainda esse ano!

Leia em seguida: Vitória dos Aposentados! Pagamento do 14° salário: Veja datas e valores

Como se aposentar pelo INSS em 2022

Com a Reforma da Previdência, que foi promulgada em novembro de 2019, as regras para se aposentar pelo INSS mudaram. Desse modo, para que não se aposentou até o ano de 2019, terá que passar por alguma regra de transição para se aposentar em 2022. As regras variam de acordo com o tempo de contribuição e a idade.

Vale lembrar, que após a Reforma da Previdência não é mais possível a aposentadoria somente por tempo de contribuição. Em suma, para se aposentar pelo INSS após a reforma, não basta que o trabalhador tenha contribuído por um determinado período de tempo, é necessário uma idade mínima.

Para se aposentar em 2022, os homens deverão ter idade mínima de 62 anos e no mínimo 35 anos de contribuição ao INSS. Além disso, para aqueles que querem se aposentar após o ano de 2027 a idade mínima mudará para 65 anos.

Para as mulheres que querem se aposentar em 2022, a idade mínima é de 57 anos e seis meses, com tempo de contribuição mínimo de 30 anos. A partir de 2031, no entanto, a idade mínima mudará para 62 anos.

A partir de 2019, foram criada quatro regras de transição: Pedágio de 50%, Pedágio de 100%, Regra dos pontos e Idade mínima progressiva.

Leia em seguida: Imposto de Renda: sou idoso, preciso declarar? Entenda

Regras de Transição

  • Pedágio de 50%

A regra de transição do Pedágio de 50%, funciona para os trabalhadores que já contribuíram por 33 anos ou mais ao INSS (até a data em que a Reforma da Previdência foi aprovada, em 2019). Nestes casos, o trabalhador precisa “pagar” 50% a mais do tempo que faltava para se aposentar. Em outras palavras, se faltavam 2 anos para se aposentar, terá de trabalhar um ano a mais, totalizando 3 anos.

  • Pedágio de 100%

Para os trabalhadores que ainda faltavam mais de 2 anos para se aposentar, a regra aplicada pelo INSS é diferente. No lugar dos 50% a mais de tempo que foram explicados anteriormente, o trabalhador deverá pagar 100% a mais do tempo, ou seja, se faltavam 3 anos para se aposentar, terá de contribuir por mais 3 anos, totalizando 6 anos.

Você pode conferir o seu tempo de contribuição através do aplicativo Meu INSS.


Leia em seguida: Principais noticias do blog João Financeira pelo WhatsApp

VEJA TAMBÉM

Se você gostou das informações sobre Como se aposentar pelo INSS em 2022? Confira, então compartilhe! Desta forma você ajuda mais pessoas a ficarem sempre bem informadas e não perderem seus benefícios.

14° SALÁRIO FOI APROVADO PELO RELATOR ? 14°SALÁRIO 2022! NOTÍCIAS AGORA DÉCIMO QUARTO!

Dica Bônus:

Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Clique aqui, se inscreva e assista os melhores vídeos! De como conseguir ganhar mais dinheiro e receber benefícios exclusivos.

Primeiramente, ative agora as notificações do Blog da João Financeira! Assim você fica por dentro de todas as últimas notícias sobre Como se aposentar pelo INSS em 2022? Confira.

Garanta assim ficar por dentro de todos os seus direitos!

Mesmo com saldo, o saque do seu FTGS pode ser barrado! Entenda

Aposentados vão receber extra de + R$606: Consulte as datas oficiais

Auxílio Brasil: Pagamentos iniciam hoje para os brasileiros!

Por fim, visite nossas páginas do blog nas redes sociais! Então, nos siga para não perder as últimas informações sobre Como se aposentar pelo INSS em 2022? Confira.

CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!

CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.