Como saber se o benefício do INSS está liberado?

Caso você seja um segurado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e passou por uma perícia médica, seja presencial ou tenha enviado documentos para solicitar um benefício por incapacidade. Você sabia que é possível conferir o resultado sem sair de casa?

Para isso, Veja agora a baixo tudo que o segurado precisa saber sobre a perícia:

Veja Agora: INSS: Pagamento para APOSENTADOS começa nesta semana!

Quando deve fazer a perícia?

Os casos em que a perícia é necessária é para verificar se o trabalhador está incapacitado de manter o trabalho em suas atividades profissionais.

Ou seja, pode se dizer que a perícia é o principal critério para a concessão de benefícios, mas, para realizá-la é preciso que o segurado cumpra os requisitos basicos. Sendo eles:

  • Ter 12 contribuições mensais (existem doenças que garantem a isenção desse prazo)
  • Estar afastado de suas atividades profissionais por mais de 15 dias

Desse modo, o procedimento deve ser feito caso o trabalhador precise do auxílio-doença e as vezes quando esse benefício precisa ser convertido em aposentadoria por invalidez.

A perícia também é necessária para a prorrogação do auxílio-doença, por exemplo. Isso ocorre quando o colaborador precisa de um tempo maior para se recuperar. 

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp

Sem perícia 

Existem a liberação de benefícios previdenciários como o auxílio-doença que é feita sem a obrigatoriedade de realizar a perícia médica.

Essa medida está prevista pela Portaria nº 32, de 2021 mas, para obter o benefício, é necessário a apresentação de documentos como atestados, exames e laudos médicos. 

Vale lembrar que nessa situação o benefício tem o prazo máximo de duração de 90 dias e não podendo ser prorrogado, então, se houver a necessidade é preciso enviar um novo requerimento ao INSS. 

Resultado da perícia 

Depois de ser submetido à perícia médica ou enviar os documentos necessários para comprovar sua condição de saúde, o segurado deve acompanhar o processo, a fim de saber a decisão do INSS.

Para acompanhar o processo a primeira opção é acessar o sistema Meu INSS, que é um aplicativo e tem como baixar forma bem simples e rápido em aparelhos celulares Android e IOS. 

Ou se cadastrar no site do INSS, então, tenha em mãos seus documentos pessoais, visto que será necessário cadastrar seu CPF, data de nascimento e depois criar uma senha de acesso.

Guarde essas informações para facilitar os acessos futuros. Depois de acessar o sistema, busque pela opção “Resultado de Benefício por Incapacidade”, assim, uma nova tela aparecerá com as informações sobre o benefício solicitado.

Desta forma, você poderá ver o número do requerimento e a situação em que ele se encontra: Em analise, negado ou aprovado.

Também é possível saber o motivo da situação em que o pedido está. Então, clique em cima da situação do benefício para acessar a comunicação da decisão do seu requerimento.

Desse modo, basta apenas baixar o PDF.

Uma ultima opção é fazer contato através da Central de Atendimento. Basta ligar para o numero 135.

Portanto, o contato pode ser feito de segunda a sábado, no horário das 7h às 22h. Caso o resultado não conste no sistema, o segurado pode ainda entrar em contato com o INSS para verificar se há algum impedimento.

Finalização

Gostou das informações sobre os benefícios do INSS e como consultar eles de forma fácil e rápida sem sair de casa? Então não deixe de:

Assim, agora que você sabe sobre os benefícios idosos receba todas nossas informações todos os dias de forma gratuita! Então nos siga em nossas redes sociais:

ENTÃO CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!

EM SEGUIDA CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG!

Dica extra: tenha todas as informações sobre o INSS e de forma rápida sem precisar ler as notícias e mais: clique aqui, se inscreva e então se preferir, assista!

Veja Também:

Ministério da Economia confirma aumento de salário para aposentados
BENEFÍCIOS QUE TODO IDOSO TEM PARA GASTAR MENOS!
Saiu as datas de pagamento do 14º Salário? Consulte quem vai receber esse abono extra