Como funciona as perícias do INSS na justiça?

Você sabe como funcionam as perícias do INSS na Justiça? Recentemente houve a liberação de R$ 312,7 milhões pelo Governo Federal, deferida judicialmente a devida diligência relacionada ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

A liberação do valor ocorreu após a aprovação da lei 14.331, de 2022. A estagnação nos pagamentos começou em 23 de setembro, prazo estabelecido para o governo pagar os laudos periciais. Então continue lendo para entender mais das perícias!

Como funcionam as perícias do INSS na justiça
Entenda como funciona as perícias do INSS na justiça. (Fonte: Edição/João Financeira).

Entenda como funcionam as perícias do INSS na justiça

As investigações judiciais ocorrem quando o cidadão entra na justiça contra o INSS em razão da negação ou redução do benefício ou porque requer revisão de renda.

Leia em seguida: 14º Salário está sendo depositado para aposentados pelos bancos; Confira esse empréstimo agora

Há perícias feitas nos seguintes casos de requisições dos laudos médicos: auxílio doença, pensão por invalidez e BPC (Benefício de Prestação Continuada), entre outros benefícios. Em suma, existem dois tipos de exames: exames médicos. determinar a doença e a competência social que ocorre nas ações relacionadas à concessão ou revisão de BPCs.

Nesse caso, é necessário avaliar a situação social do segurado, além da situação mais geral no caso de pessoas com deficiência que recorrem à justiça para buscar o benefício.

Leia em seguida: INSS liberou grana extra para aposentados; Consulte se seu nome está na lista

Por que a Justiça condenou INSS?

Estima-se que até agora cerca de 4.000 profissionais que atuam no Judiciário Federal não são remunerados por esse serviço. Em suma, esta categoria inclui assistentes sociais e médicos e chegam a atender cerca de 20 vezes por dia.

Leia em seguida: 14° salário antecipado; Confira a lista e como receber essa antecipação

Os assistentes sociais, por sua vez, podem realizar em média dois exames por dia, já que, na maioria dos casos é necessário que o profissional se deslocar para realizar os exames que demoram bastante.

Uma auditoria será realizada quando um beneficiário do INSS for a tribunal em caso de revogação do benefício. Desta forma, é um procedimento obrigatório para confirmar o recebimento do valor por vários brasileiros.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp

O exame também é adequado para aqueles que solicitam benefícios por inabilidade ou benefícios por inabilidade. Por exemplo, uma pessoa que recebe uma pensão por invalidez ou doença deve mostrar ao seu médico que não pode prestar serviços pagos. Por esse motivo, o trabalho dos especialistas é de grande importância para decidir o destino do segurado.

Leia em seguida: Empréstimos consignados não terão mais limite de contratos. Como vai funcionar

Leia também:

Você tem mais de 60 anos? Receba 5 benefícios garantidos em lei

INSS: SAIU NOVA DATA + NOVO VALOR para todos os APOSENTADOS

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita! Então nos siga em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra! Tenha então todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.