Bancos são impedidos de liberar empréstimo por fraude. Veja qual

Depois de receber diversas reclamações por fraude em relação a empréstimo, uma rede de bancos no Brasil está proibida de liberar crédito até que resolva essa situação. Confira agora!

Por determinação da Justiça, um banco do Brasil está proibido de liberar empréstimos em todo o território nacional, sob multa de R$100 mil por dia caso descumpra a ordem. O banco só poderá voltar a ofertar o serviço, caso apresentar uma ação antifraude que coloque um ponto final à liberação de empréstimo sem autorização do cliente.

O banco em questão é o C6 Bank. A instituição é alvo de uma ação pública e a liminar foi concedida pela 25º Vara Cível da Comarca de Belo Horizonte.

O que houve para o banco ser proibido de liberar empréstimo?

A advogada Lilian Salgado, presidente do Comitê Técnico do Instituto Defesa Coletiva, entidade responsável pela ação junto ao Procon de Uberaba explicou o motivo pelo qual o C6 Bank sofreu a pena.

De acordo com ela, o banco adota prática abusiva na concessão de empréstimo consignado. Dessa forma, fazia o depósito do crédito na conta dos idosos e após, os descontos em folha. Mas, o idoso não havia autorizado os descontos.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp

A ação coletiva, ajuizada ainda em 2020, proibiu o banco de liberar empréstimo devido a essa fraude. Contudo, após dois anos, o C6 Bank ainda descumpria a ordem judicial. Sendo assim, as reclamações aumentaram significativamente. Dessa forma, o juiz adotou uma medida mais drástica, proibindo qualquer consignado.

Conforme a advogada destacou, essa decisão é inédita e serve como exemplo para as instituições financeiras que descumprem ordens judiciais.

Reclamações contra o banco

De acordo com o ranking do Banco Central, o C6 Bank liderou as reclamações no segundo semestre de 2021. Além disso, liderou no terceiro e quarto trimestres, principalmente em reclamações sobre crédito consignado e irregularidade na prestação de serviços.

No quarto trimestre do ano passado, último levantamento divulgado pelo BC, houveram 1444 reclamações procedentes contra o banco. Estas tratavam sobre empréstimos consignados e irregularidades em seus serviços, como cartão de crédito e internet banking.

Então, o banco só poderá voltar a realizar empréstimo, caso apresente um ação contra fraude.

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!

CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG!

Dica bônus: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva e assista.