Banco é proibido de fazer empréstimo para aposentados: Confira se o seu esta na lista

0

Aposentados e pensionistas do INSS devem ficar cada vez mais atentos ao golpe do empréstimo consignado. Uma boa notícia é que a justiça também tem estado cada vez mais de olho. Tanto que recentemente um banco foi impedido de liberar contratação de empréstimos consignados por reclamação de fraudes.

Confira mais informações.

Leia mais: Aposentados: Fiquem atentos aos golpes com cartão de crédito. Como evitar

Ative agora as notificações do Blog da João Financeira, assim você fica por dentro de todas as últimas notícias sobre o INSS. Garanta ficar por dentro de todos os seus direitos!

Como funciona o golpe dos empréstimos consignados

Com o aumento de contratação de créditos em todo país, o número de reclamações de fraudes e golpes tem aumentado muito. Uma reportagem divulgada pelo Valor Investe de São Paulo menciona que a busca pelo termo “golpe do empréstimo consignado” saltou para 250% em 2022. Fato que evidencia a taxa de crescimento dos golpes, bem como a preocupação dos aposentados de se precaver.

Portanto, no geral quando aplicam os golpes criminosos se passam por funcionários de bancos ou instituições financeiras, ou pelo próprio INSS, e oferecem o empréstimo consignado ao beneficiários com vantagens imperdíveis. Uma dessas vantagens costuma ser um alto valor disponível para contratação, taxas menores que o normal e prazo de pagamento alargado.

Dessa forma, ao se manifestar interessado pelo empréstimo, o criminoso solicita um depósito adiantado para liberação do valor. Assim, é feito o golpe uma vez que nenhum banco ou instituição financeira séria solicita valores antecipados para contratação dos empréstimos. Fiquem atentos!

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp

Reclamação de golpe impede banco de liberar empréstimos consignados

Divulgado pelo Jornal O Globo esta semana mais uma notícia sobre o golpe do empréstimo consignado. Ou seja, um banco no Brasil está impedido de realizar empréstimo consignado pela Justiça. Motivo? Inúmeras reclamações de fraudes no Sistema Nacional de Defesa do Consumidor.

Portanto, aposentados e pensionistas do INSS tem reclamado que o C6 Bank tem adotado práticas abusivas na concessão de empréstimo consignado. Dessa forma, segundo a advogada Lilian Salgado o C6 Bank têm realizado depósitos na conta do consumidor e desconto dos valores em folha de pagamento, isto sem prévia autorização dos idosos beneficiários do INSS.

O banco está proibido de conceder empréstimo consignado. Conforme despacho da 25ª Vara Cível de Belo Horizonte. Isto, até que apresente à Justiça um plano de ação antifraude e coloque-o de fato em prática.

Cabe ainda mencionar que já em 2020 o C6 Bank já estava proibido de conceder empréstimos. Isto, devido às mesmas reclamações de golpes e fraude no Procon por parte dos segurados do INSS. No entanto, ficou confirmado que o mesmo estava descumprindo a ordem judicial. Portanto, sendo tomada esta medida mais drástica. Desta forma, o banco foi notificado também sobre possível multa diária de R$100 mil em caso de descumprimento.

Leia mais: MARGEM SOCIAL DOS EMPRÉSTIMOS CONSIGNADOS: COMO FUNCIONA

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM DO BLOG!

CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva e assista.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.