Auxílio do BPC/LOAS: dinheiro pago mensalmente – veja

0

Você Conhece o Benefício BPC/LOAS? O INSS paga até um salário mínimo por mês para os beneficiados, veja como conseguir neste artigo. Existe um benefício para pessoas que não contribuíram com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) durante a vida. E não é uma aposentadoria.

Este benefício é chamado de Benefício de Prestação Continuada (BPC) e é garantido pela Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS). Portanto, o nome que ficou popularmente conhecido para este auxilio é BPC/LOAS. Veja, a seguir como receber o BPC/LOAS. Vários brasileiros não sabem que tem o direito de um benefício.

O que é o BPC/LOAS e quem pode receber o pagamento do auxílio?

O BPC/LOAS é garantido para as pessoas idosas com idade igual ou superior a 65 anos e deficientes que comprovem não possuir meio de obter recurso que promova o seu sustento. O BPC/LOAS é um benefício que pode ser concedido para pessoas que nunca contribuíram com o INSS, por fatores comuns da vida ou por algum tipo de deficiência.

Neste sentido, a lei que entrou em vigor em 1993 e criou o benefício de prestação continuada. A Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) regulamenta este benefício, por isso o “LOAS”. Neste sentido, é garantido o valor de R$ 1.212,00 (salário mínimo em 2022) para as pessoas idosas com idade igual ou superior a 65 anos e deficientes. Assim, esta Lei arante que a Previdência Social pague um salário mínimo as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade. Sendo assim, o valor pago no ano de 2022 é o total de R$ 1.212,00 por mês.


Portanto, quem pode receber o auxílio BPC/LOAS segue listado:

  • Pessoas com deficiência que tiver impedimentos de ordem física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo, ou seja, por pelo menos 2 anos;
  • Ter 65 anos ou mais

Neste sentido, é importante destacar que o pedido do auxílio é pode ser feito pela internet. Não é necessário ir pessoalmente ao INSS. Por fim, O Cadastro Único, deve estar atualizado há menos de dois anos e conter o CPF de todas pessoas da família. Esse benefício, é solicitado pela internet, completamente online! Desde que você tenha o cadastro único (CadÚnico) feito! Confira a seguir as regras para receber o BPC/LOAS!

Como fazer inscrição no CadÚnico?

Apesar de o benefício ser pago pelo INSS o BPC/LOAS não é uma aposentadoria, sendo assim, não tem 13º salário e nem deixa pensão por morte. O BPC é garantido por Lei a pessoas que não possuem condição de participar de forma plena e efetiva na sociedade e igualdade com os demais cidadãos.

Leia em seguida: Nova consulta em junho do dinheiro esquecido nos bancos? Confira

Portanto, o benefício criado tem como objetivo ser uma forma de assistência social a pessoa que não possui meios de se manter e nem mesmo família que possa mantê-la. No entanto, o BPC não pode ser acumulado pelo benificiário com qualquer outro benefício. Ou seja, a pessoa não pode receber outro tipo de auxilio, salvo assistência medida e pensão especial de natureza indenizatória. Antes de fazer a solicitação do BPC/LOAS do INSS, então, é necessário ter a inscrição no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico). Dessa forma, é necessário ir para uma unidade do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) da localidade em que vive o beneficiário e levar alguns documentos:

  • Carteira de Identidade;
  • CPF;
  • Certidão de Nascimento;
  • Certidão de Casamento;
  • Carteira de Trabalho;
  • Título de Eleitor;
  • Comprovante de Residência.

Leia em seguida: Direito de 25% a mais de pagamentos para grupo de aposentados – veja

Assim, receba nossas notícias todos os dias de forma gratuita! Então nos siga em nossas redes sociais:

ENTÃO CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!

EM SEGUIDA CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG!

Dica extra: tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias! Então, clique aqui, se inscreva e então se preferir, assista!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.