Aposentados: Fiquem atentos aos golpes com cartão de crédito. Como evitar

0

O cartão de crédito, às vezes, são uma alternativa para os aposentados que precisam de renda extra. Para quem não sabe, os segurados do INSS podem usar uma porcentagem de 5% de seu benefício para contratar esse produto. O grande problema é a vulnerabilidade dessas pessoas diante de golpistas. A boa notícia é que existem alguns cuidados que os aposentados podem tomar para evitar esses golpes.

Os aposentados e pensionistas são grupos que têm como contratar créditos mais baratos, que são os consignados, como empréstimos e cartão de crédito, que possuem taxas menores que as outras modalidades. Muitos se remetem a contratá-los, pois precisam de um valor a mais para suprirem seus gastos. O cartão de crédito costuma ser alvo de fraudes e golpes e é preciso ter muito cuidado ao utiliza-lo para não sofrer prejuízos.

Golpes por ligação ou mensagem

Entre esses golpes estão aqueles envolvendo ligações ou mensagens, em que golpistas se passam por instituições financeiras, pedindo dados do cartão de crédito e oferecendo produtos. Então, nunca repasse nenhum dado por telefone até entrar em contato com o seu banco para se certificar do que a ligação se trata.

Pessoas oferecendo ajuda para usar o cartão de crédito

Outro golpe muito comum é a abordagem aos aposentados, onde pessoas oferecem ajuda para efetuar operações com o cartão de crédito. A dica para evitar sofrer um golpe nesse caso é: nunca entregue o seu cartão de crédito para outra pessoa, insira você mesmo o aparelho na máquina. Se tiver dificuldades, leve um familiar de confiança junto com você.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp

Cuidados com compras on-line

Da mesma forma, é preciso ter muito cuidado com compras on-line. Existem sites maliciosos que “roubam” os dados do cartão de crédito. Além disso, ao inserir os dados no momento da compra, eles podem ficar salvos. Então, evite comprar em computadores onde mais pessoas acessam e veja a procedência do site, pesquisando se é confiável ou não.

Pesquise sobre a instituição financeira

Ao contratar cartão de crédito consignado, pesquise sobre a instituição que está te oferecendo esse produto e sobre as experiências de quem já contratou. Fique de olho nas exigências que a instituição faz. Por exemplo, se te oferecerem seguros ou título de capitalização como requisito para conseguir contratar o cartão de crédito, isso chama-se venda casada e é uma prática ilegal.

Toda a atenção é pouca quando se trata de golpes contra aposentados, principalmente envolvendo cartão de crédito. Então, sempre que tiver dúvidas sobre algum procedimento envolvendo esse produto, busque orientação de especialistas ou ajuda de alguém de sua confiança.

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!

CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva e assista

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.