Aposentados ficam sem empréstimos

Aposentados ficam sem empréstimos

A margem para empréstimos consignados caiu para 35%. Desde março de 2020 essa margem era 40%. Veja o que isso impacta nos consignados.

Leia mais: O que é Auxílio-Inclusão?

A margem para consignados era de 40% desde março de 2020, ou seja, havia sido liberada uma margem de 5% a mais para segurados do INSS. A partir de janeiro de 2022, os aposentados e pensionistas poderão comprometer apenas 35% de sua renda com empréstimos consignados.

Outra mudança é com a taxa de juros. Desde sexta-feira passada (10), os juros para os empréstimos consignados para aposentados e pensionistas do INSS aumentaram de 1,8% para 2,14% ao mês. E as taxas do cartão de crédito consignado aumentaram de 2,7% para 3,06% ao mês.

Esse aumento das taxas é justificado pela Federação Brasileira de Bancos como necessária para viabilizar as operações de consignados em outros bancos, devido a juros básicos da economia terem subido. Além disso, há custos com inadimplência, ou seja, se a pessoa que solicitou a linha de crédito falece, a dívida não é cobrada de familiares.

É uma notícia avassaladora para os aposentados e pensionistas que necessitam um dinheiro a mais para pagar dívidas, remédios, principalmente após o aumento de produtos decorrente da crise econômica que o país vem enfrentando.

Leia mais: Margem social vai continuar?

Tem possibilidade de continuar em 40% em 2022?

Apesar de muitos parlamentares se mostrarem favoráveis a continuação da margem de 40%, não tem como garantir que ela vá continuar no ano de 2022, visto que foi uma medida provisória adotada em razão da pandemia de Covid-19.

Portanto, os aposentados e pensionistas que precisam de empréstimo e querem aproveitar as vantagens que a margem de 40% oferece, deve se programar até o dia 31 de dezembro desse ano. Os consignados contratados com 40% seguem as mesmas condições mesmo que o seu pagamento se estenda para 2022.

Leia mais: Vai ter Auxílio Brasil em 2022?

Se você gostou das informações sobre aposentados sem empréstimos, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.

Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nós siga para não perder as últimas informações do INSS:

CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM DO BLOG!

CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG!