Aposentados do INSS: Veja como sacar o seu FGTS

0

O INSS Assim que o trabalhador se aposenta ele recebe do INSS uma correspondência comunicando o início do benefício: a carta de concessão.

De acordo com esse documento, você se torna habilitado de receber o saldo do seu Fundo de garantia por tempo de serviço (FGTS) , de todos os contratos de trabalho que teve durante a vida inteira. Se tiver, também pode receber o PISPASEP.

INSS: O aposentado que for demitido sem justa causa tem direito á multa de 40% do FGTS ?

Sim, e tem mais um detalhe: sobre o valor de todos os depósitos do contrato de trabalho.

No extrato da conta vinculada do FGTS tem dois saldos. Um é referente ao valor de todos os depósitos que foram feitos durante o contrato de trabalho, ainda que tenha havido saques. Outro referente aos valores que não foram sacados.

A multa de 40% é calculada sobre o valor de todos os depósitos do contrato de trabalho, computando inclusive os valores que já foram sacados.

Aposentados do INSS e o FGTS, como sacar seu beneficio hoje

Como falamos ligeiramente acima, os trabalhadores que permanecem na mesma empresa mesmo após estarem aposentados têm direito a retirar o valor mensal do FGTS. Com isso, o aposentado pode realizar o pedido através do aplicativo do FGTS ou através do site.

Após solicitar o saque, no próprio app é possível indicar a conta de recebimento e transferência para qualquer outro banco, pois todo esse processo é automático e não é necessário que o aposentado dirija-se até uma agência da Caixa Econômica Federal. 

No aplicativo também é possível marcar a data do saque mensal assim que a empresa contratante depositar o valor na conta. Isso porque nessa modalidade o próprio sistema do aplicativo é responsável por transferir o valor disponível na outra conta que o trabalhador indicar.

Já no casos daqueles beneficiários que mudaram a forma de registro na CLT após a aposentadoria, a  CEF informa que os critérios para o saque continuam da mesma forma. Em outras palavras, só é possível  retirar o valor após a rescisão contratual, isto é, nos casos em que há demissão sem justa causa.

Como os aposentados podem sacar o FGTS?

Para realizar o saque não existe grandes burocracias ou dificuldades, porque o aposentado poderá realizar todo o processo de saque via aplicativo. Desta forma, não é necessário nem entrar em nenhuma agência da caixa para solicitar o saque do valor. 

Entretanto, sabemos que nem sempre a parcela de pessoas com mais idade tem o conhecimento necessário para realizar esse pedido de forma online. Então nesses casos o recomendado é que o idodo peça auxílio a algum familiar ou amigo próximo que tenha a experiência para realizar esse processo.

Caso contrário, também é possível solicitar o saque do FGTS diretamente em qualquer agência da CEF ou outras redes que tenham autorização para liberar o  pagamento. Todavia, não esqueça de verificar se o seu caso realmente se enquadra nos requisitos para receber o FGTS.

Se você gostou das informações sobre a INSS mostra como o aposentado pode sacar o FGTS compartilhe! Desta forma você ajuda mais pessoas a ficarem bem informadas e não perderem seus benefícios.

Você tem mais de 60 anos? Não perca mais dinheiro! Descubra 8 benefícios que os idosos tem e não sabem!

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp

Dica Bônus:

Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Clique aqui, se inscreva e assista os melhores vídeos! De como conseguir ganhar mais dinheiro e receber benefícios exclusivos.

Primeiramente, ative agora as notificações do Blog da João Financeira! Assim você fica por dentro de todas as últimas notícias sobre o INSS mostra como o aposentado pode sacar o FGTS.

Garanta assim ficar por dentro de todos os seus direitos!

Confira! Aposentados com empréstimo consignado tem surpresa: Valores devolvidos pelos bancos! Consulte aqui

Por fim, visite nossas páginas do blog nas redes sociais! Então, nos siga para não perder as últimas informações sobre INSS mostra como o aposentado pode sacar o FGTS.

CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!

CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.