Aposentadoria 2022: como aumentar o valor do seu benefício

Confira agora! Aprenda como aumentar o valor da sua aposentadoria 2022 do INSS. Todas as informações sobre essa possibilidade você acessa aqui:

Novas regras interferem na concessão de aposentadoria e aumentar o valor desse benefício INSS é uma boa alternativa. Continue sua leitura e garanta ficar pode dentro de todas as novidades!

Regras para aposentadoria 2022

Segundo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) depois da Reforma da Previdência que ocorreu no dia 1 de novembro de 2019, alguns quesitos mudaram para que os segurados possam ter acesso à aposentadoria 2022. Portanto, se torna relevante você saber essas mudanças e a possibilidade de aumentar o valor da aposentadoria.

Leia mais: INSS: Quem Tem Direito A Aposentadoria Por Invalidez?

Pelas novas regras para aposentadoria, a idade mínima exigida para que os homens possam ter acesso a esse benefício é de 65 anos. Já as mulheres precisam ter 62 anos. Entretanto, os que estejam perto de poder se aposentar, há uma regra chamada de transição. Sendo elas 5 de transição em 3 casos, essas alterações interferem agora em 2022.

Em relação à regra de idade mínima, até 2021 os homens podiam se aposentar com 52 anos e as mulheres com 51 anos. No entanto, houve mudanças para este ano. Portanto, agora os homens precisam ter 62 anos e 6 meses e as mulheres 57 anos e 6 meses.

Além disso, houve modificações na chamada regras de pontos. No ano passado, para poder se aposentar por essa regra de transição, deveria ser somado a idade do segurado em conjunto com o tempo de contribuição. Então, 98 pontos para homens e 88 pontos para mulheres. Mas em 2022, os homens precisam ter 99 ponto e das mulheres se exige 89 pontos.

No caso da regra de transição cabível para a aposentadoria por idade das mulheres é exigido que elas possuam 61 anos e 6 meses. Assim, diante todos os casos aumentar o valor da aposentadoria é possível o que falaremos posteriormente.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp

Regra da idade mínima progressiva

  • Homens: 62 anos e 6 meses, bem como, 35 anos de contribuição;
  • Mulheres: 57 anos e 6 meses e 30 anos de contribuição.

Leia mais: INSS: Como Comprovar Tempo Para Aposentadoria

Vale destacar que nessa regra de transição, a idade mínima sobre 6 meses por ano, até contemplar 65 anos para os homens em 2027 e 62 anos para as mulheres no ano de 2031.

Regra de pontos

Para poder se aposentar neste ano, através da regra de pontos, se torna necessário somar a sua idade com o tempo de contribuição junto ao INSS. Portanto, a soma deve ser a seguinte:

Leia mais: INSS: Quais Doenças Dão Direito A Aposentadoria Auxílio Doença?

  • Homens: 99 pontos e 35 anos de contribuição;
  • Mulheres: 89 pontos e 30 anos de contribuição.

Contudo, pela regra de transição de pontos, a cada ano o segurado sobre 1 ponto, até atingir a marca de 105 pontos até 2028 no caso dos homens e de 100 pontos até 2033 para as mulheres. Lembrando que você tem a possibilidade de aumentar o valor da aposentadoria que você confere ainda nesta matéria.

Regra aposentadoria por idade

A aposentadoria por idade exige que o segurado homem tenha a idade mínima de 65 anos completos. Ou seja, não houve alterações para ele nesse tipo de aposentadoria. As mulheres para poderem ter acesso ao benefício neste ano, precisam ter 61 anos e 6 meses e 15 anos de contribuição junto ao INSS. Assim, os homens devem ter 65 anos e 15 anos de contribuição. Lembrando que a idade da mulher vai subir a cada ano 6 meses até atingir 62 anos em 2023.

Leia mais: Aposentadoria Especial Para Professor: É Possível Solicitar?

O que não teve mudanças?

Saiba como aumentar o valor da aposentadoria.
Saiba como aumentar o valor da aposentadoria. (Fonte: Edição/João Financeira).
  • Pedágio de 50%: nesse caso os homens precisam ter 33 anos de contribuição até a entrada em vigor da Reforma da Previdência, devendo cumprir o pedágio de 50% do que faltava par completar 35 anos de contribuição para se aposentar. Nesse sentido, as mulheres precisam ter contribuído por 28 anos e cumprir pedágio que faltava para os 30 anos de contribuição. Sendo aplicado o fator previdenciário.
  • Pedágio 100%: para poder se aposentar através dessa regra de transição, a mulher precisa ter 57 anos e cumprir o pedágio de 100% do tempo faltante para os 30 anos de contribuição. Dessa forma, os homens precisam chegar a 35 anos de contribuição. Não há a aplicação do chamado fator previdenciário.

Dicas para aumentar o valor da sua aposentadoria

Para você que deseja aumentar o valor da aposentadoria, preparamos 3 dicas para conseguir esse abono extra mensal. Portanto:

Revisão da aposentadoria

A revisão do benefício de aposentadoria pode fazer com que você tenha o valor do seu salário INSS ampliado. Como regra, o prazo para poder ter acesso à revisão é de 10 anos contados a partir do recebimento do primeiro pagamento. Desse modo, o aposentado vai poder receber valores atrasados devidamente corrigidos da diferença existente entre o salário de benefício corrigido e a renda mensal que começou recebendo o benefício.

Leia mais: Aposentadoria INSS Proporcional 2022; Vale A Pena Solicitar?

Contudo, se recomenda que você busque auxílio de um advogado especialista em direito previdenciário para analisar seu caso e verifique o melhor método para aumentar o valor da aposentadoria. Então, se por via administrativa ou judicial deve ocorrer a revisão do benefício previdenciário.

Adicional de 25%

O adicional de 25 é voltado para os aposentados por invalidez que precisam da ajuda de terceiros para realizar suas atividades diárias. Por exemplo, impossibilidade de caminhar, comer sozinho, tomar banho, entre outras atividades. Sendo uma possibilidade de aumentar o valor da aposentadoria perante o INSS.

Leia mais: VEJA! Requisitos E Valores Para As Aposentadorias Do INSS

Planejar a aposentadoria

Uma boa opção para quem deseja aumentar o valor da aposentadoria é fazendo um planejamento. Para isso você precisa consultar um advogado que tenha conhecimento em direito previdenciário. O qual, deve analisar todo seu histórico do INSS e chegar ao melhor benefício para você, com um salário de benefício superior ao salário mínimo.

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.