13º salário do INSS parcela única em dobro; veja quem tem direito

Confira agora! 13° salário INSS vai chegar em breve por meio de parcela única em dobro. Confira aqui se você tem direito e demais informações sobre esse abono extra:

No mês de março, o Governo Federal trouxe a público o Programa de Renda e Oportunidade que busca movimentar a economia e proporcionar aos brasileiros recursos financeiros. A confirmação da iniciativa chegou no dia 18 do mesmo mês com a sua publicação no Diário Oficial da União (DOU).

O Programa possui em sua composição quatro medidas econômicas. Dessa forma, possibilitou o pagamento antecipado do 13° salário INSS 2022.

Continue acompanhando e entenda todos os detalhes do abono em parcela única em dobro:

13° salário INSS 2022 antecipado

O Decreto de n.° 10.999 prevê o pagamento do 13° salário INSS 2022 antecipado. No dia 17 de março, o Presidente da República assinou esse documento, quando houve a apresentação do Programa de Renda e Oportunidade para a população. Sendo assim, os beneficiários do INSS, puderam contar com o repasse desse abono extra no primeiro semestre deste ano. Vale destacar que todos os anos os pagamentos ocorrem no segundo semestre.

Leia mais: INSS Vai Liberar Pagamento Do 13° Salário Em Parcela Única Para Alguns Segurados

O texto redacional do documento, estabeleceu que somente fazia jus ao recebimento do 13° salário INSS antecipado, os que já eram beneficiários do órgão previdenciário. Os pagamentos ocorreram de 25 de abril a 7 de junho. Desse modo, os novos beneficiários, a contar do mês de maio deste ano, não puderam ser contemplados de forma antecipada.

Entretanto, não precisam ficar aflitos com essa situação, pois uma nova data foi confirmada para pagamento desse público, pelo Governo Federal. Isso porque, não havia tempo para lhes acrescentar no cronograma que já havia sido finalizado. Por esse motivo, recebem o abono extra em uma única parcela em dobro durante o mês de novembro.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp

Quem pode receber o 13º salário INSS?

O pagamento do 13° salário INSS 2022 visa quem recebe os seguintes benefícios:

Leia mais: 14° Salário Projeto Tem Novas Notícias; Saiu Calendário De Pagamentos Do 13° Salário

  • Auxílio-doença;
  • Auxílio-acidente;
  • Auxílio-reclusão;
  • Salário-maternidade;
  • Pensão por morte;
  • Aposentadoria.

Mas atenção, o recebimento do Benefício de Prestação Continuada (BPC), com previsão legal na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), não garante que o titular do benefício receba o abono extra pago pelo INSS. Além disso, seus em casa de falecimento seus dependentes não podem ter acesso à pensão por morte. Pois se trata de um benefício assistencial.

Quem vai poder receber o 13º salário no final do ano?

Pagamento do 13° salário INSS em parcela única vai ocorrer em novembro. (Fonte: Edição/João Financeira).
Pagamento do 13° salário INSS em parcela única vai ocorrer em novembro. (Fonte: Edição/João Financeira).

O pagamento do 13° salário em uma única parcela que vai ocorrer no mês de novembro não é destinado para todos. Isso porque, vai contemplar somente os segurados que tiveram seus benefícios concedidos no mês de maio deste ano em diante. Portanto:

Leia mais: 13° Salário Do INSS: Ainda Não Recebi; Vou Receber?

  • Beneficiários de auxílio-doença;
  • Beneficiários de auxílio-acidente;
  • Beneficiários de auxílio-reclusão;
  • Beneficiários de salário-maternidade.
  • Pensionistas; e,
  • Aposentados.

Quanto eu devo receber de abono extra?

Os beneficiários do INSS recebem valores diferentes em relação ao 13° salário INSS, pois a referência utilizada consiste no valor do seu salário de benefício. Portanto, é pago de forma proporcional ao tempo que você está em benefício. Por exemplo, se você recebe ao mês R$ 7087 (teto do INSS), se não houver descontos você vai receber o seu salário mensal mais o abono extra correspondente a ele. Ou seja, a sua renda do mês de novembro pode dobrar.

Leia mais: ABONO EXTRA! INSS Divulga Calendário Do 13° Salário Parcela Única

Em seguida você confere o calendário oficial de pagamento do 13° salário INSS, previsto para o mês de novembro para os que recebem em parcela única, portanto:

Calendário do 13° salário INSS para o mês de novembro em parcela única divulgado. (Fonte: Edição/João Financeira).
Calendário do 13° salário INSS para o mês de novembro em parcela única divulgado. (Fonte: Edição/João Financeira).

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.